Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/03/2019

Falta de manutenção: Placas de orientação precisam ser atualizadas

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Além da má conservação, placa orienta motorista a andar na contramão, na avenida Cunha Cintra, para chegar à Santa Casa

DA REPORTAGEM

Muitos motoristas têm destacado as más condições das placas indicativas de locais colocadas na cidade, cuja finalidade é identificar as vias, os destinos e os locais de interesse da cidade. No caso de Penápolis, estas placas foram instaladas há mais de oito anos e a conservação, bem como a troca daquelas que passam a sofrer as ações do tempo, quase nunca é feita. É comum ver placas tortas, com pouca visibilidade e até mesmo a indicação errada de vias, jogando o motorista na contramão de direção em algumas destas ruas. A reportagem do DIÁRIO foi conferir as condições de algumas destas placas e constatou as más condições de conservação das mesmas. 
Começando pela avenida Leandro Ratisbona de Medeiros, uma das principais portas de entrada da cidade, é possível observar que a placa deveria indicar locais importantes como a Santa Casa e a via de acesso à cidade de Avanhandava, estava torta, impossibilitando a visibilidade por parte do motorista. 
Poucos metros à frente, outra placa também é impossibilitada de ser vista por causa de uma arvora que, sem os devidos cuidados, cresceu e tampa a visibilidade dela. Já na avenida Santa Casa, outra árvore passa a ser o problema de uma placa indicativa de local próximo à rua Mário Sabino. A placa, que indica o trajeto à delegacia do centro e também ao Fórum, quase passa imperceptível aos olhos do motorista por causa desta árvore. 
Na área central da cidade também existem problemas visíveis relacionados a estas placas. Um deles é sobre a placa que fica na avenida Luis Osório, antes do cruzamento com a rua Altino Vaz de Mello. Entre os locais indicados está a delegacia e o Instituto Médico Legal (IML). O problema é que para chegar a estes locais a placa indica que você deve descer, na contramão, a rua Altino Vaz de Mello. O problema deve ocorrer por falta de atualização da placa depois que a via passou a ser mão única.
Já na rua Dr. Ramalho Franco os problemas continuam. Na praça Carlos Sampaio Filho, uma placa indicativa instalada antes da avenida Eduardo de Castilho, aponta para o Fórum, que fica próximo, e também para o cinema e teatro, lugares estes que deixaram de existir no local indicado, sendo este outro problema causado pela falta de atualização da sinalização. 
Novamente o problema da contramão de direção é constatado através de outra placa instalada, também na Ramalho Franco, antes do cruzamento com a avenida Cunha Cintra. Ela indica que para chegar à Santa Casa, o motorista deve virar à direita na citada avenida e ao chegar na rua Santa Clara deve subir em direção ao hospital. Entretanto, após as mudanças no trânsito feitas nos últimos meses, a avenida Cunha Cintra passou a ter sentido único de direção, por tanto, a indicação da placa passou a ser contramão para ter acesso à rua Santa Clara.
A reportagem constatou ainda que muitas placas estão com seus dizeres bastante danificados devido a ação do tempo, o que dificulta a leitura do motorista. Outras que haviam sido colocadas com o objetivo de orientação já nem existem mais depois de terem sido retiradas devido a danos sofridos. 

Reestruturação
O secretário municipal de Trânsito e Mobilização Urbana de Penápolis, Mauro Olímpio, afirmou que existem projetos da pasta para reestruturar estas placas indicativas de locais, bem como placas de trânsito. Segundo ele a Municipalização do trânsito é uma das medidas que devem ajudar. “Isso porque com a municipalização, o dinheiro arrecadado com infrações de trânsito será utilizado para este tipo de estrutura. Será algo feito aos poucos com planejamento, mas que já está nos projetos da pasta pela importância que é ter este tipo de placa na cidade, ajudando na orientação de motoristas”, explicou. 
Mauro afirmou que o projeto prevê a participação da iniciativa privada. “Estas placas também podem ser feitas com a participação de empresário, como já ocorreu em outras oportunidades. Estamos nos organizando de maneira que isso possa viabilizar a sinalização que consideramos como prioritárias”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade