Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/07/2019

Falta de manutenção: Mato gera reclamação na São Joaquim e Cidade Jardim

Imagem/Rafael Machi - 18/07/2019
Detalhes Notícia
O problema do mato também atinge moradores na avenida Sargento Moura, na Cidade Jardim

DA REPORTAGEM

O mato que tem crescido às margens da linha férrea tem gerado muitas reclamações de quem mora próximo do local nos bairros São Joaquim e também na Cidade Jardim, em Penápolis. O incômodo tem sido gerado por conta do aparecimento de bichos e insetos nas residências bem como a preocupação dos moradores em relação à segurança, já que o matagal pode servir de esconderijo para bandidos. As reclamações já duram alguns meses, até mesmo na Câmara Municipal o assunto já foi discutido entre vereadores.
No bairro São Joaquim, a reclamação dos moradores acontece entre quem mora na avenida Marechal Rondon, que é paralela à linha férrea. Os moradores reclamam da grande quantidade de árvores que cresceram no local, do mato existente e que, pela falta de manutenção do espaço, tomou conta da calçada que margeia a linha ferra.
De acordo com a aposentada Maria de Assis Soares, que mora na avenida, a quantidade de insetos que aparecem em sua casa à incomoda muito. “Pernilongos e outros mosquitos é comum aqui na minha casa. Além disso, ficamos muito preocupados com outros insetos que podem aparecer, como o próprio escorpião, que tem sido algo de muita preocupação na cidade”, comentou. 
Ela relatou que outro problema também que é muito preocupante é a iluminação ruim da rua, que tem gerado medo em quem mora no local. Segundo ela, o problema se dá pela grande quantidade de árvores e mato, que acaba escurecendo a rua. A troca de lâmpadas de alguns postes também poderia ser parte da solução para uma melhor iluminação. “Fico com medo de sair à noite e chegar em casa com a escuridão que existe aqui. Além disso, nunca sabemos se em meio a este mato existe algum bandido nos esperando para praticar algum assalto”, destacou. 
Nem mesmo uma ponte para pedestres que liga o bairro com a rua Armando Severim, e que passa por cima da linha férrea, pode ser usada de forma segura pelas pessoas por conta do mato alto que existe no local. Além disso, o medo de assaltos também faz parte da rotina de quem não utiliza a ponte e prefere dar toda uma volta para sair na avenida Alaíde Ferraz de Almeida.

Cidade Jardim
O crescimento do mato alto também faz parte da reclamação de quem mora na avenida Sargento Moura, no bairro Cidade Jardim.
Recentemente, uma empresa contratada pela Rumo, concessionária que explora e administra a linha férrea, realizou a erradicação de centenas de árvores que estavam no barranco entre a linha e a avenida alegando segurança das composições que passam pelo local.
Na época, uma grande limpeza foi feita no espaço por toda a avenida, entretanto ela não foi mantida, o que permitiu o crescimento de grande quantidade de mato em diversos pontos.
Segundo moradores do local, o aparecimento de insetos também se tornou comum nas residências. Até mesmo ratazanas já teriam sido encontradas, o que faz com que os moradores acreditem que o aparecimento esteja relacionado ao mato alto.
Outra reclamação é que, em alguns pontos, o mato já começou a invadir a avenida, o que poderia gerar perigo para quem transita pelo local. Isso porque a via é bastante utilizada por ciclistas, que acabaram tendo que andar no meio da rua, dividindo espaço com carros e motos, para desviar do mato alto que invade a via.

Manutenção
A reportagem do DIÁRIO entrou em contato com a prefeitura de Penápolis sobre o assunto. A Secretaria de Comunicação informou que a limpeza e capinação dessa área é de responsabilidade da concessionária que administra a linha férrea.
Apesar disso, recentemente a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Penápolis encaminhou para a empresa um projeto para a implantação de uma horta comunitária neste trecho, atendendo a um pedido da comunidade local. 
Por fim, a Prefeitura informou ainda que o projeto está em análise pela empresa e a expectativa é que nos próximos dias haja uma definição sobre a situação.
A reportagem também tentou contato com a Rumo, mas até o fechamento desta edição nenhuma resposta havia sido dada pela empresa.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade