Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/11/2019

Faixa de Pedestre: Secretaria faz campanha de conscientização em escolas e semáforos

Imagem/Secom-PMP
Detalhes Notícia
Com panfletos em mãos, alunos discutem sobre a importância de se respeitar a faixa de pedestre

A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Penápolis iniciou uma campanha de conscientização sobre a importância de se respeitar a faixa de pedestre. Foram impressos cerca de 25 mil panfletos explicativos que estão sendo distribuídos nas escolas municipais e também em ação educativa que acontecerá nos semáforos do centro da cidade nos próximos finais de semanas. 
Além de ilustrações, o panfleto conta com frases de impacto como “Respeite a faixa – sua família pode estar nela” e diversas orientações de trânsito, como por exemplo: “Ao ver uma faixa de pedestre diminua a velocidade, e ao avistar uma pessoa, pare!”. 
O art. 68 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o pedestre tem sempre prioridade sobre os demais usuários da via. Além disso, o art. 214 define como infração de trânsito gravíssima, sujeita à penalidade de multa, deixar de dar preferência ao pedestre que estiver atravessando a pista na faixa a ele destinada. 
“Mesmo assim, alguns motoristas não respeitam e invadem a faixa de pedestre, o que pode ocasionar acidentes graves e até mesmo fatais”, alertou o secretário de Trânsito, Mauro Olympio dos Anjos. Diante essa situação, o secretário decidiu fazer essa campanha educativa, envolvendo professores, alunos e seus familiares, e os próprios motoristas que trafegam pelo centro da cidade. 

Escolas
Cerca de 5 mil panfletos foram entregues aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, sendo o tema bastante discutido em sala de aula. 
De acordo com a secretária de Educação, Neide Ferlin Assami, a Educação no Trânsito é um dos temas transversais que as escolas municipais abordam com seus alunos. “Essa parceria com a Secretaria de Trânsito vem para contribuir com a orientação e conscientização dos professores, alunos e seus familiares”, comentou. 
O secretário Mauro Olympio ressalta que próximo às escolas existe uma maior concentração de pessoas em horário de entrada e saída de alunos. “Implantamos faixas elevadas próximo às escolas e intensificamos a sinalização de solo. Mesmo assim, é imprescindível que os motoristas redobrem a atenção nesses locais e respeitem a faixa de pedestre”, destacou. 
O material gráfico foi produzido com recursos próprios da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, destinados especificamente para ações educativas do trânsito. 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade