Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/06/2023

FAESP lança Painel de Dados para auxiliar produtores rurais na tomada de decisões

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Site da entidade agora conta com banco de informações estratégicas sobre o mercado e atividades agropecuárias, com foco no estado de São Paulo

DA REDAÇÃO

Com objetivo de auxiliar os produtores nas tomadas de decisões e levar informações para todos os agentes do setor agropecuário, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) lançou o Painel de Dados, plataforma que consolida estatísticas importantes relativas ao agronegócio, bem como análises econômicas, boletins técnicos e estudos sobre temas relevantes para o setor, que serão periodicamente atualizados.
Elaborado pelo departamento econômico da FAESP, o painel é dividido em três seções: Indicadores Econômicos, Produção Agropecuária e Análises e Publicações.
A seção Indicadores Econômicos reúne informações sobre preços, custos de produção, mercado de trabalho, PIB – Produto Interno Bruto, VBP – Valor Bruto da Produção, comércio exterior e outras estatísticas fundamentais para o acompanhamento do setor agropecuário. Os dados relativos às produções agrícola e pecuária, como área plantada, volume de colheita, rendimento das lavouras e rebanho, encontram-se na seção Produção Agropecuária, que também dispõe de uma radiografia dessas atividades no estado de São Paulo, com mapeamento dos principais municípios produtores. Todas as análises econômicas, estudos e boletins elaborados pelo Departamento Econômico da FAESP serão disponibilizados na seção de Análises e Publicações.
De forma geral, o painel traz balanços sobre as diversas cadeias produtivas do agronegócio nacional, como soja, milho, algodão, café, hortaliças, bovinocultura, avicultura e demais atividades pecuárias, mas prioriza o Estado de São Paulo, com informações também sobre cadeias cuja produção é majoritariamente paulista, a exemplo de amendoim e laranja.
“A ideia é reunir na mesma plataforma um sistema analítico de dados com a finalidade de fornecer conhecimento sobre o agronegócio e subsidiar as decisões estratégicas dos produtores rurais e de outros agentes do setor agropecuário”, destaca Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.
As análises constantes no Painel são produzidas pela FAESP, com base em estatísticas coletadas e publicadas por órgãos oficiais de pesquisa e entidades do agronegócio, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e o Instituto de Economia Agrícola (IEA-SAA/SP).
“A FAESP coleta dados secundários de diversas fontes relevantes para o setor, realiza o tratamento desses dados e transforma-os em conhecimento por meio deste painel, onde a visualização é facilitada e interativa. Após essa primeira camada de dados, a FAESP expandirá as pesquisas para gerar dados primários, de maior frequência, a fim contribuir com a inteligência de mercado e orientação à tomada de decisão no campo”, relata Cláudio Brisolara, gerente do Departamento Econômico da FAESP.
Mais informações podem ser tiradas no Sindicato Rural de Penápolis, através do telefone: (18) 3652-1424.

(Com A/I FAESP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade