Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/04/2023

Faesp dá posse aos integrantes das comissões técnicas

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Nelson Perez Júnior (esq.) responde pela Comissão Técnica de Cana-de-Açúcar

DA REDAÇÃO

Em reunião realizada nesta sexta-feira (28), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) deu posse aos integrantes das 16 Comissões Técnicas. O evento aconteceu no auditório da Federação, em São Paulo, e contou com a presença de produtores de diferentes cadeias produtivas, presidentes de sindicatos rurais, lideranças do setor e autoridades.
Na abertura, o presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, Fábio Meirelles, destacou a importância da atuação das comissões: “As Comissões Técnicas têm atendido às expectativas e atuado de forma estratégica e responsável, no sentido de colher mais subsídios técnicos para alimentar as decisões de nossa Federação. O agronegócio brasileiro e, em particular, o paulista, é moderno e sustentável, e iremos trabalhar muito para seguir defendendo os direitos dos produtores”, disse.
O vice-presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, Tirso Meirelles, lembrou os atuais obstáculos para o agronegócio brasileiro, sobretudo em consequência das inúmeras invasões a propriedades rurais em todo o País e das altas taxas de juros que refletem nos custos de todo o setor.
Em contraponto, Tirso Meirelles ressaltou recentes vitórias para o setor, como a parceria com o Governo Estadual para o fomento do turismo rural; projetos voltados para a sustentabilidade e o uso da tecnologia nas lavouras; intervenções para fazer com que o direito à propriedade seja cumprido, e ações para o empoderamento e pela saúde da mulher no campo: “Este é um momento muito feliz, em que fortalecemos as nossas Comissões Técnicas, que são fundamentais e feitas pelos produtores e lideranças regionais. Atualmente, nossas comissões representam cerca de 400 municípios do Estado de São Paulo, ouvindo quem está no campo e verificando suas necessidades para, a partir disso e em conjunto com os governos municipais, estadual e federal, formular políticas públicas que ajudem a manter os produtores nas atividades rurais, a diminuir a insegurança alimentar no país e fortalecer a economia”.
Meirelles também anunciou o desenvolvimento de uma escola de tecnologia agrícola em São Roque.
“Vamos iniciar a construção de uma escola voltada para tecnologia com mais de 7.500 metros quadrados para que possamos levar soluções tecnológicas e transformação digital aos pequenos e médios produtores e apoiá-los com o uso de dados e avanços tecnológicos”, disse.
Para a senadora Damares Alves, que prestigiou o evento, o agro paulista é protagonista do setor nacional e deve servir como referência para desmistificar o agronegócio como vilão do meio ambiente e dos direitos humanos.
“O agro em São Paulo não é violador de direitos humanos. Precisamos falar sobre isso e reforçar que falsas narrativas que são impostas contra o agro. Precisamos nos unir e trabalhar para acabar com qualquer discurso que exista nesse sentido. Temos que mostrar o nosso compromisso não só com os direitos humanos, mas com a sustentabilidade, os direitos das mulheres e a capacitação dos produtores rurais”, destacou a ex-ministra.
Já o ex-deputado estadual Frederico d’Avila frisou que a FAESP jamais abandonou o produtor rural e, durante as últimas décadas, tem apresentado relevantes posicionamentos e soluções para o desenvolvimento do agronegócio do Estado de São Paulo e do País.
“É importante destacar também que a FAESP é formada por nomes importantes do setor e que suas Comissões Técnicas têm um papel importantíssimo, defendendo a produção agrícola e levantando as prioridades que devem ser debatidas na câmara dos Deputados”, disse Frederico d’Avila.
Representando o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Governo, Marcos Penido, reforçou o compromisso do Estado de São Paulo com o desenvolvimento do agronegócio: “O agronegócio é protagonista e os nossos produtores rurais precisam ser reconhecidos. Juntamente com entidades como a FAESP, vamos seguir garantindo a paz no campo, com segurança jurídica, condição necessária para impulsionar ainda mais a já pujante produção agropecuária do Estado de São Paulo”, completou Marcos Penido.
O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, também destacou a importância do agronegócio para Estado de São Paulo e anunciou investimentos para o setor do Turismo Rural. “No mês de maio vamos anunciar de forma oficial um programa de linha de crédito para o turismo rural. Será um programa único, não existe nada parecido no País, o que mostra o comprometimento do Governo com o agronegócio paulista”.
Também estiveram na solenidade o diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), Guilherme Piai, o diretor técnico do SEBRAE, Marcos Vinholi, e o diretor superintendente do SEBRAE, Nelson Hervey Costa.

Penápolis
O SIRP destaca que o Sr. Nelson Perez Júnior, é produtor rural, membro da diretoria do Sindicato Rural de Penápolis, respondendo pela Comissão Técnica de Cana-de-Açúcar & Energia Renovável.

(Com A/I FAESP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade