Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/05/2011

Fórum reúne jovens de todo o estado em Penápolis

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Jovens de várias cidades do Estado participaram do evento em Penápolis

Foi com grande participação de jovens penapolenses e de todo os Estado de São Paulo que o a Prefeitura de Penápolis realizou o Fórum Paulista da Juventude e a 1ª Conferência Estadual Livre de Juventude nesse último final de semana.
Em seu pronunciamento durante a abertura oficial do evento, na sexta-feira, o prefeito João Luís dos Santos destacou a necessidade da juventude lutar por sua bandeira. “O Brasil conta com uma juventude que lutou pela anistia, contra a Ditadura Militar, pela Diretas Já e essa força da juventude tem que ser resgatada. A juventude de hoje precisa lutar pelos seus ideais, fazer valer suas ideias e opiniões”, disse o prefeito, destacando ainda a participação dos membros da Pastoral da Juventude nessa luta.
Além do prefeito João Luís, compuseram a mesa do cerimonial o vereador Caíque Rossi; o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Roberto Carlos Calez; o secretário municipal de Cultura, Beto Fernandes; o Conselheiro Nacional de Juventude, Fabrício Lopes; o presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, Alex Alves; o prefeito de Birigui, Wilson Carlos Borini e o articulador regional do Fórum, Ricardo Faria.

Avaliação
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Roberto Carlos Calez, o Fórum foi muito positivo, uma vez que atingiu seus objetivos de reunir os jovens para discutir políticas públicas para a juventude, em especial, na área cultural.
“Acompanhei as atividades do Fórum e pude perceber que a juventude de nossa cidade e estado está assumindo a sua característica de fazer valer seus direitos. A juventude precisa aparecer, e está voltando a se organizar para e trabalhar junto com a sociedade e poder público”, destacou Calez.
O secretário ainda fez um agradecimento especial a todos os funcionários da Secretaria de Esportes que se empenharam para que o evento transcorresse da melhor forma, com toda a estrutura necessária. “Esses funcionários tiveram que se desdobrar nesse final de semana, pois ao mesmo tempo em que acontecia o Fórum, o município sediou a final do Campeonato Paulista da Série A-3, em que felizmente o Clube Atlético Penapolense levou o título”, comentou Roberto Calez.

Secom – PMP

 

Confira as sugestões dos convidados do Fórum da Juventude

Conforme a carta de princípios do Fórum Paulista da Juventude, o mesmo não tem caráter deliberativo para aprovar propostas, entretanto, é um espaço para discussão, reflexões, formação e troca de experiências.
De acordo com o articulador regional do Fórum, Ricardo Faria, vale destacar as sugestões levantadas pelos convidados especiais durante a Mesa de Cultura:
Andreia Quércia - coordenadora Estadual de Juventude do Governo do Estado de São Paulo: falou da importância de ajudar projetos voltados especificamente ao público jovem. Serão mais de R$2 milhões distribuídos para esses projetos.
Fabrício Lopes – conselheiro Nacional de Juventude: falou da Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em dezembro de 2011, e das perspectivas da juventude para os próximos anos. Também informou que já está no Congresso para ser votado o  Plano Nacional de Juventude e o Estatuto da Juventude.
Gil Marçal - coordenador do Programa VAI, da Prefeitura de São Paulo: falou da importância desse programa em São Paulo, pois os lugares mais longínquos da cidade recebem algum tipo de projeto cultural através de programas do VAI. São projetos desenvolvidos para jovens residentes em bairros de vulnerabilidade.
Marcelo Manzati - penapolense que atua junto ao Ministério da Cultura, é coordenador geral de Fomento à Identidade e Diversidade Étnica: falou da importância do “Cultura Viva” que tem como principal projeto os “Pontos de Cultura”, que beneficia mais de 2 mil projetos culturais em todo Brasil, porém, tem  capacidade para beneficiar mais de 30 mil projetos.
Eric Meireles - presidente do Conselho Municipal de Cultura de Marília: falou que para fazer cultura voltada para juventude, é preciso fazer com planejamento, investimento e também otimizando o tempo livre.
O articulador regional do Fórum, o penapolense Ricardo Faria, foi convidado por Andréia Quércia e pelo assessor da coordenadoria de Juventude do estado de SP, Leandro Matsumoto, para integrar a COE (Comissão Organizadora da Estadual), que vai preparar a 2ª Conferência Estadual de Juventude.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade