Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/01/2008

Férias: Projeto da APAE promove caminhadas pela cidade

Detalhes Notícia

Um grupo de atendidos pela APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional) participa desde o último dia 07 do Projeto Férias, desenvolvido pela entidade. Como principais atividades da programação durante as duas semanas de duração do projeto estão caminhadas por vários prédios e instituições da cidade. O objetivo é fazer com que o aluno tenha uma vivência real do espaço onde vive, conheça as particularidades da cidade e enriqueça culturalmente.
Além disso, o projeto oferece uma opção de diversão e aprendizado a alunos cujos pais não têm disponibilidade para ocupar o período de férias escolares acompanhando-os em passeios e recreações. “Muitos pais precisam trabalhar e o aluno acaba ficando ocioso em casa. Com este projeto, eles passam o dia junto com os colegas e se divertem”, comentou a coordenadora da oficina pedagógica da entidade, Maria Sueli dos Santos Marques. Das 402 pessoas atendidas pela APAE durante o ano letivo, 40 estão freqüentando a Associação nas duas semanas. A idade dos participantes varia de 08 a 22 anos.
Os passeios acontecem no período da manhã e o grupo segue a pé para o local da visitação. Segundo Maria Sueli, a escolha pela caminhada também tem objetivos pedagógicos. “O aluno tem a verdadeira idéia de distância e das direções onde fica cada lugar visitado”, considerou, “A caminhada proporciona ainda a vivência do comportamento correto que eles devem ter nas ruas”, acrescentou a coordenadora.

Cultura
Entre os locais visitados estão o Tiro de Guerra, Teatro Municipal, Santuário São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora Aparecida, Biblioteca Municipal, museus do Folclore e Histórico, FUNEPE (Fundação Educacional de Penápolis) e praça Carlos Sampaio Filho. “Também visitamos o Cemitério Municipal, onde o grupo conheceu a variedade de esculturas do local”, contou Maria Sueli. Em cada parada do passeio, os alunos recebem explicações sobre ciências, história e arte. “Mostramos as pinturas, os vitrais e as esculturas encontradas nas igrejas. Fomos também até algumas lojas do centro da cidade e fizemos uma pausa numa sorveteria. Já na FUNEPE, os alunos conheceram os materiais do laboratório de Biologia”, citou. Sobre a resposta dos alunos à proposta diferenciada, a coordenadora revelou que os resultados são extremamente positivos. “Eles ficam muito empolgados com o que vêem. A visita ao Museu, por exemplo, teve uma reação surpreendente. Os alunos demonstram muito interesse e curiosidade em aprender sobre as peças do acervo”, comentou.

Recreação
As atividades começam às 9h e a entidade oferece almoço a todos os participantes. Durante as duas semanas do Projeto Férias, o período da tarde é voltado para recreação, principalmente na piscina. Para hoje, está programada uma série de brincadeiras e jogos na quadra da entidade. Amanhã, 16, haverá uma oficina para confecção de pipas e na quinta-feira, 17, o grupo caminhará até o Estádio Municipal Tenente Carriço para brincar com as pipas. O encerramento do projeto, no dia 18, contará com um almoço especial. Todos os atendidos pela Associação retornam às atividades normais no dia 11 de fevereiro. (AR)

Foto: Maria Sueli dos Santos Marques, coordenadora da oficina pedagógica

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade