Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/12/2011

FÉRIAS: Penapolenses estão viajando mais para o exterior

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O agente de viagens Rodrigo Lemes diz que houve um crescimento de 50% em viagens realizadas por famílias das classes médias e baixas

DA REPORTAGEM

Com as festividades de final de ano, com o Natal e o Ano Novo, muitos penapolenses estão aproveitando a oportunidade para sair de férias e viajar. A procura por pacotes de viagens para esta época do ano teve um aumento de 80% na cidade, é o que informou o agente de viagem Kléber Rodrigo Lemes, da agência Luciana Tur. “A procura para praias, por exemplo, realmente foi muito grande, tanto que já encerramos todos os nossos pacotes para esta alta temporada, já que se esgotaram”, comentou. Ele comenta que para este final de ano, é possível apenas realizar reservas em hotéis, sendo que a pessoa que deseja viajar precisar se deslocar por conta própria. Entre os vários pacotes vendidos pela agência, as praias do nordeste ainda continuam com muita procura pelos turistas, porém, destinos internacionais tem sido o principal destaque entre os penapolenses que desejam curtir destinos diferentes. Segundo Rodrigo, 70% das viagens feitas através da agência foram para lugares fora do Brasil, sendo a cidade de Buenos Aires – capital da Argentina – o principal ponto turístico entre as pessoas. “Além disso, ainda tivemos muitos que embarcaram para Nova York, Miami e Orlando, mas para Buenos Aires a procura tem sido intensa”, ressaltou. Segundo ele, o principal motivo pela procura de pacotes internacionais tem sido a curiosidade em conhecer lugares diferentes. “São lugares muito bonitos e que chamam atenção das pessoas, além disso, as facilidades de pagamento também têm servido de motivação”, disse.

Carnaval
Já pensando nas festividades do Carnaval, Rodrigo alerta que muitas pessoas já fecharam pacotes para diversos lugares no período da maior festa popular do País. “A procura nos surpreendeu e estamos com vários pacotes que já se encerraram, por isso é muito importante que aqueles que tenham interesse já procurem aquele pacote que lhe convém”, ressaltou. A novidade para o Carnaval do ano que vem são os pacotes que a agência está fazendo para que os penapolenses possam curtir a festa realizada no Rio de Janeiro. “Muitas pessoas nos procuravam com a intenção de ir para este destino, por isso estamos realizando alguns pacotes”, comentou. Para que tudo possa sair conforme esperado, o agente de viagens lembra que é necessário um planejamento prévio levando em consideração o valor do pacote e se o local realmente é do agrado do turista. “Mesmo com as facilidades para o pagamento a pessoa precisa se lembrar que ela ainda realizará gastos durante a viajem, por exemplo, com a compra de “lembracinhas” e com alguns comes e bebes, típicos de cada região, por isso é importante sempre haver um planejamento para que tudo saia conforme o orçamento da pessoa”, enalteceu.

Mais viagens
Ainda segundo Rodrigo, o crescimento no número de pessoas da classe média e baixa que realizavam viagens também aumentou. Em 2011 houve um crescimento de 50% na procura de pacotes por pessoas de classes inferiores. “Hoje está muito mais fácil viajar, as facilidades de pagamento ajudam e a viajem está sendo mais bem planejada pelas famílias, fazendo com elas possam curtir numa boa as férias tão desejadas”, enalteceu. De acordo com o agente o principal destino procurado por estas famílias tem sido as praias do nordeste. “Os preços são acessíveis e a viajem é feita por avião, o que se torna um atrativo a mais, já que muitas das famílias que nos procuram ainda não tinham viajado em pacotes aéreo”, finalizou.  Para o ministro do Turismo, Pedro Novais, a migração de 30 milhões de brasileiros para a classe C é o que mais deve impactar a atividade turística nos próximos anos. Segundo Novais, tanto o governo quanto as empresas devem se adaptar a essa nova característica do turista brasileiro. Uma pesquisa do instituto Instituto Data Popular mostrou que, entre os brasileiros que estão planejando uma viagem para o exterior, 52% são de famílias da classe média. A pesquisa considera a classe C como as famílias com renda de 3 a 10 salários mínimos (ou algo entre R$ 1.635 e R$ 5.450 por mês). (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade