Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/01/2008

Férias Escolares: Estudantes adquirem experiência com estágio voluntário

Detalhes Notícia

Muitos estudantes aproveitam o período de férias para descansar das obrigações escolares e usam o tempo extra com atividades de lazer. Mas, também há aqueles que preferem utilizar o período de férias para ganhar experiência profissional em um estágio voluntário.
Somente nessas férias de janeiro, a Prefeitura de Penápolis pôde contar com o empenho de três estagiários que voluntariamente têm contribuído com as atividades da administração, ao mesmo tempo em que adquirem conhecimento profissional.
É o caso do universitário Luiz Augusto Cervigne Rosa, 20 anos, que cursa o 2º Ano de Engenharia Agronômica na Unoeste de Presidente Prudente e está estagiando na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. Ele conta que desde as férias de julho do ano passado, queria fazer o estágio, mas não tinha vaga. Agora em janeiro procurou a Secretaria e consegui o estágio. “Interessei-me pelo estágio voluntário porque pretendo ganhar experiência na área. Estou desenvolvendo o projeto de uma cartilha de arborização e daqui a alguns dias começo a esboçar o site para a Secretaria de Agricultura”, contou Luiz Augusto sobre suas atividades. A Secretaria de Agricultura também ganhou outro reforço com o estagiário voluntário Anderson Monteiro Manzano, 22 anos, que cursa o 3º Ano de Engenharia Agronômica na Unesp – FEIS (Ilha Solteira). “Como moro em outra cidade por conta da faculdade, decidi procurar o estágio voluntário nesse período de férias em que voltei para Penápolis. Na Unesp, também participo de um outro estágio de pesquisa sobre controle de pragas”, explicou. Anderson está desenvolvendo junto à Secretaria de Agricultura o projeto de uma cartilha sobre o efeito estufa e aquecimento global. “O objetivo é utilizar a cartilha nas escolas e nos fóruns que terão sobre o assunto”, comentou. O universitário acredita que além de adquirir experiência e desenvolver projetos na área ambiental, o estágio voluntário na Prefeitura proporciona o conhecimento do trabalho numa repartição pública. O secretário municipal de Agricultura, Éder Fonzar Granato, destacou o auxílio que os jovens tem dado na elaboração e implantação de vários projetos da secretaria. “O estágio voluntário é uma ação que tem grande valia tanto para o município, quanto para os estudantes. Além de contribuir com o município e adquirir conhecimento, eles têm a oportunidade de enriquecer o currículo”, acrescentou. E a Secretaria de Comunicação, pela primeira vez, também passou a contar com os serviços de um estagiário voluntário, nesse período de férias escolares. O estudante do 2º Ano de Desenho Industrial da Fateb, Vinícius Francisco Moreira, 20 anos, demonstrou interesse pela área e já vai para sua segunda semana de trabalho. “Eu queria muito fazer estágio para adquirir experiência. Como ainda vou ter que esperar até fevereiro para fazer o processo seletivo e conseguir o estágio remunerado, resolvi iniciar com o estágio voluntário de quatro horas”, explicou. “Minha atividade na secretaria é diretamente ligada à área em que estudo. Estou desenvolvendo trabalhos na parte de criação e comunicação visual, o que é muito bom para o meu currículo”, acrescentou Vinícius Moreira.

Responsabilidade
O secretário municipal de Administração, Alexandre Gil de Melo, esclarece que a admissão do estagiário voluntário parte da manifestação do próprio estudante. “Todos os anos no período de férias escolares alguns estudantes manifestam interesse pelo estágio voluntário e a Administração tem propiciado essa abertura na medida em que haja necessidade das atividades prestadas pelo estudante. Temos que conciliar o interesse do estudante com as necessidades da Administração Municipal”, pontuou. Alexandre Gil disse que a Prefeitura, na medida do possível, tem acolhido o estagiário voluntário, pois a Administração acredita que o estágio é uma oportunidade de aprimorar a formação dos estudantes. “Além disso, o estudante quando assina o termo de estágio voluntário, ele se compromete a desenvolver as atividades da Administração Pública, ou seja, seu trabalho passa a exigir responsabilidade e compromisso”, concluiu.
De acordo com o Serviço de Recursos Humanos, a Prefeitura proporciona estágio voluntário em diversas áreas de atuação, desde que a atividade que o estagiário vai desenvolver seja correspondente ao curso que ele está estudando. Para conseguir o estágio voluntário, o estudante precisa demonstrar interesse, preencher um requerimento e assinar o termo de estágio voluntário quando começar a atividade na repartição que necessita de seus serviços. Mais informações pelo telefone 3654 2521. Secom – PMP

Foto: Os estagiários da Secretaria de Agricultura, Luiz Augusto e Anderson, ajudam na elaboração e implantação de vários projetos

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade