Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/03/2013

FÉ: Igreja celebra a morte e ressurreição de Cristo

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O Santuário de São Francisco de Assis ficou cheio de pessoas que rezaram diante da imagem de Jesus crucificado

DA REPORTAGEM

 

Cristãos de todo o mundo celebram a Páscoa que marca a ressurreição de Jesus Cristo. As celebrações que simbolizam o sofrimento de Jesus para a absolvição dos pecados, segundo a Igreja Católica, teve início na quinta-feira (28) com a Missa da Ceia do Senhor com lava pés simbolizando a "última ceia" de Jesus com seus discípulos. No Santuário de São Francisco de Assis, principal ponto de aglomeração de fiéis na cidade, a celebração contou com a presença de centenas de católicos que reviveram o momento de partilha do pão, assim como Cristo teria feito em sua última noite com os 12 apóstolos. A missa deu início à Vigília Eucarística, momento que simboliza a prisão e julgamento de Cristo até o instante de sua morte na cruz. Para marcar este momento diversos membros de pastorais se organizaram em grupos para orações diante do Santíssimo Sacramento. O encontro encerrou na madrugada com um grande encontro de jovens. Os católicos voltaram a se reunir em vigília no início da manhã, se estendendo até o início da tarde, na sexta-feira, 29, dia da Paixão do Senhor. Para o encarregado Luís Augusto Pires, a Sexta-feira Santa é um momento de reflexão. "Para mim é um tempo de reflexão, de pensarmos nas coisas que mundo vem sofrendo e as dificuldades que o homem vem passando. Temos sempre que pensar que existiu alguém que morreu por nós, para nossa salvação, por isso devemos respeito nesse dia", comentou.

Sexta-feira Santa

O feriado de Sexta da Paixão assinala o fim da Quaresma, que se inicia na quarta-feira de Cinzas, que simboliza os 40 dias que Jesus Cristo passou no deserto, se preparando para o trabalho de pregação do evangelho. Neste período, de acordo com a tradição católica, a abstinência de carne, em especial a vermelha é um costume bíblico que simboliza o sacrifício de Jesus. A igreja católica também relembra o momento da morte de Jesus. Em Penápolis, as paróquias marcam o instante da morte de Jesus na cruz com a Celebração da Paixão e adoração da Santa Cruz, que foi realizada às 15h00, horário em que, segundo a Bíblia, teria ocorrido a morte de Cristo.

No Santuário, centenas de fiéis relembraram o momento em que Jesus é flagelado e morto, pregado à cruz, no Monte das Oliveiras. A celebração também se estendeu por algumas comunidades do Santuário, além de também ter sido realizada nas paróquias Sagrada Família (Jardim Eldorado), Santa Clara (Jardim Del Rey), Santa Terezinha (Bairro Santa Terezinha) e São José Operário (Cidade Jardim). Para encerrar as celebrações da morte de Jesus, os católicos ainda participaram de uma procissão simbólica representando o enterro de Jesus, que ocorreu no início da noite, saindo defronte ao Santuário e seguindo para a igreja de Nossa Senhora Aparecida, simbolizando o sepulcro de Cristo.

Durante o trajeto aconteceram 15 paradas simbolizando as "Estações", anunciando o trajeto de Jesus carregando a cruz até o Calvário. Na chegada à igreja os freis relembraram todo o sofrimento de Cristo e falaram sobre a importância dos fatos para a vida das pessoas nos dias de hoje. Para o frei Adalto Antônio, pároco do Santuário, a celebração da morte de Jesus e a ressurreição na Páscoa serve para renovar a fé das pessoas. "É o ponto central da nossa fé. Jesus vence a morte e nos mostra a eternidade", comentou. Ele lembra a importância da participação das pessoas durante a celebração. "A sexta da Paixão é um dia de grande retiro, de recorrer á igreja. É um momento muito importante para que as pessoas que estão afastadas sintam-se tocadas pelo amor de Jesus por nós", ressaltou. "Esta é semana mais importante dentro da Igreja Católica, pois os fatos ocorridos com Jesus servem como ponto central dos princípios do Cristianismo", finalizou.

Ontem ocorreu a missa solene da Vigília Pascal e Anúncio da Páscoa nas paróquias da cidade. Para hoje estava previsto, no Santuário, a missa solene de Páscoa do Senhor e a procissão do Senhor Ressuscitado às 05h00. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade