Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/09/2022

Exposição Itinerante: Museu do Sol sedia 4º Festival Internacional de Arte Naïf

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Museu do Sol de Penápolis é uma referência em todo o Brasil na Arte Naïf

DA REDAÇÃO

O Museu do Sol em Penápolis inicia amanhã (22), o 4º Fian (Festival Internacional de Arte Naïf), com exposição de diversos trabalhos premiados, de renomados artistas brasileiros e do exterior. As peças estiveram expostas em Guarabira (PB) antes de vir para Penápolis.
Os artistas passaram por processo seletivo, dentro do tema proposto, e avaliados pela comissão de curadores dentro da estética Naïf. Há artistas de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Batatais (SP) e da Paraíba.
Segundo o diretor do Museu do Sol, Beto Fernandes, a temática está focada na “Semana de Arte Moderna de 1922”, que completa 100 anos em 2022.
Segundo Fernandes, os artistas estão bem críticos e relacionam seus trabalhos com fatos políticos do momento. “Vemos trabalhos com o artista mostrando as queimadas, o desmatamento, entre outras", disse.

Importância
Beto Fernandes explica que a exposição em Penápolis contribui com a divulgação do Museu do Sol e de suas obras para o Brasil e o exterior. Apesar de se tratar de um espaço único na América do Sul para divulgação da arte Naïf, muitos ainda não conhecem o nosso museu, onde estarão também em exposição, pinturas, gravuras e desenhos, apresentando a diversidade do Festival Internacional de Arte Naif.

Agendamento
Como em exposições anteriores, a direção do museu pretende colocar à disposição da comunidade um sistema de agendamento para grupos pertencentes a instituições de ensino, agências de turismo, órgãos públicos e entidades sociais que tenham interesse em conhecer as obras expostas.

Sala Lucien Finkelstein
A exposição contará com uma sala especial em homenagem ao idealizador do Museu Internacional de Arte Naïf, o francês Lucien Finkelstein, espaço que funcionou no Cosme Velho, zona sul do Rio de Janeiro.
A casa tombada pelo patrimônio histórico já serviu de ateliê para o pintor Eliseu Visconti, autor das pinturas do Teatro Municipal do Rio, sendo que atualmente, está fechada por falta de recursos para a sua manutenção. O acervo já foi composto por quase 10 mil quadros de artistas de cerca de 130 países, sendo o maior do mundo.

Serviço
O Museu do Sol, primeiro museu de Arte Naïf da América Latina, foi fundado pela artista Iracema Arditi em 1972, na capital paulista, e transferido para Penápolis em 1978. O espaço é destinado a documentar, preservar e promover exclusivamente a Arte Primitiva.
O Fian é uma realização do Museu do Sol e da Funarpe (Fundação de Artes de Penápolis), em parceria com o Ateliê Adriano Dias. O evento tem apoio da Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, até 21 de novembro. O Museu do Sol está localizado na avenida Rui Barbosa, 798, na esquina com a rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, no centro da cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3652-0590. 

(Com informações da A/I)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade