Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/04/2013

Exposição sobre o Dia do Índio começam dia 08

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Monitora do Museu Histórico, Angela Ribeiro, observa alguns elementos da exposição

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, o  Museu Histórico e Pedagógico Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão traz a Penápolis a exposição “Nhenhenhém – Aqui todo mundo é índio”. A mostra ficará na cidade a partir de segunda-feira, 08, até dia 17 de maio na sala Cora Coralina, anexa às dependências da Biblioteca Municipal. O horário para visitação pública é das 08h às 17h. A visitação é gratuita.

Produzida com base em fatos históricos e antropológicos, “Nenhenhém – Aqui todo mundo é índio” é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do SISEM (Sistema Estadual de Museus) e da ACAM Portinari, no projeto idealizado pelo MAV – Museu de Antropologia do Vale da Paraíba, de Jacareí, com a curadoria da artista Célia Barros, produção de Paulo Pacini e parceria da Prefeitura de Penápolis.

A exposição é um convite para conhecer importantes dados e fatos históricos e pensar sobre questões da identidade e valores herdados dos povos indígenas. Haverá contação de histórias e visita monitorada para as escolas que agendarem participação.

De acordo com o produtor Paulo Pacini, o objetivo  da exposição instalativa é fazer com que o público se sensibilize à visão de mundo dos índios e reconheça na nossa cultura aquilo que vem da cultura indígena. “As pessoas poderão perceber que muitos elementos inseridos em nosso dia a dia são originários dos índios, como a mandioca, o feijão, as redes, os cestos”, contou.

“A exposição também apresenta universos linguísticos e questiona a nossa identidade através da apresentação de duas culturas indígenas, a Tupi e a Je”, revelou Paulo Pacini.

Segundo a diretora do Museu Histórico, Alessandra Jorge Nadai, a exposição revela a proximidade de culturas indígenas com a cultura atual. “Os visitantes poderão perceber a herança cultural dos povos nativos e como somos influenciados por ela em nossos costumes”, disse Alessandra Nadai. Secom – PMP

 

 

Museu Histórico oferece oficina de instrumento musical indígena

 

O Museu Histórico e Pedagógico Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão informa que nos dias 15 e 22 de abril serão ministradas oficinas sobre confecção de pau-de-chuva. A oficina é direcionada para as escolas interessadas. As oficinas acontecerão às 09h e às 14h na praça 9 de Julho, em comemoração ao Mês do Índio.

De acordo com a professora que ministrará as aulas, Suzana Stella, o pau-de-chuva é um instrumento musical de percussão originário de tribos chilenas. Ele tem como princípio as artes xamânicas, que são rituais mágicos utilizados para pedir às divindades a chuva e a fertilidade.

“As tribos indígenas brasileiras agregaram às suas culturas o pau-de-chuva e o confeccionavam com o bambu, diferentemente dos chilenos, que o produziam com cactos”, explicou.

“Nas oficinas, os alunos aprenderão a confeccioná-lo e vivenciarão um aproximamento com os ritos e crenças dos índios”, disse Suzana.

As escolas interessadas em participar com seus alunos devem procurar o Museu Histórico, localizado na avenida Antônio Define 857, Centro. Mais informações no telefone 3652.7034. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade