Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/06/2013

Exposição sobre índio é sucesso de público

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Com visitas monitoradas, a exposição encerrou no dia 18 de maio, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus

O Museu Histórico e Pedagógico Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão trouxe a Penápolis a exposição "Nhenhenhém – Aqui todo mundo é índio", que ficou instalada na cidade de 08 de abril a 18 de maio. A mostra recebeu mais de 3.300 visitantes mediante agendamento.

A exposição fez parte da comemoração ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, e ficou instalada na sala Cora Coralina, anexa às dependências da Biblioteca Municipal "Prof. Fausto Ribeiro de Barros". A mostra encerrou-se no dia 18 de maio, data em que comemora-se o Dia Internacional dos Museus.

De acordo com os coordenadores da exposição, o município de Penápolis obteve o melhor desempenho de público e mediação comparado a outras cidades do Estado de São Paulo que também receberam a exposição. Além das visitas agendadas referentes às escolas e demais grupos, a mostra recebeu um amplo público espontâneo e grande visitação no dia 1º de Maio, data em que houve comemoração ao Dia do Trabalhador na Praça 9 de Julho.

Segundo a diretora do Museu Histórico, Alessandra Jorge Nadai, a repercussão na cidade revela o interesse da comunidade pela cultura e história local. "O sucesso de público indica o interesse dos penapolense em aprender sobre o universo indígena, e sobretudo, prestigiar os eventos artísticos e culturais que a nossa cidade oferece", disse Alessandra Nadai. A exposição foi produzida com base em fatos históricos e antropológicos e questiona a identidade através da apresentação de duas culturas indígenas, a Tupi e a Je.

"Nenhenhém – Aqui todo mundo é índio" é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do SISEM (Sistema Estadual de Museus) e da ACAM Portinari, no projeto idealizado pelo MAV – Museu de Antropologia do Vale da Paraíba, de Jacareí. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade