Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/09/2007

Exposição de Cavallin integra “Primavera dos Museus”

“Paisagem do Diário de um Menino”, exposição de obras do pintor italiano Ernesto Cavallin lançada pelo Museu do Sol há menos de um mês, faz parte da programação do projeto “Primavera dos Museus”, realizado pela primeira vez no país, por iniciativa do Ministério da Cultura. Trata-se de um movimento nacional que ocorrerá nos dias 22 e 23, sábado e domingo, por ocasião da mudança de estação, quando se inicia a primavera. Para receber os visitantes neste fim de semana, o Museu do Sol funcionará em horário especial, das 13h00 às 17h00. A visitação é gratuita e aberta a toda a população.

A curadora do Museu, Elizabeth Bergner, explicou que a participação foi efetivada por iniciativa da própria direção. “Como temos esta exposição atualmente, e que apresenta muitos elementos floridos e alusivos a paisagens naturais, nos inscrevemos e somos parte do projeto”, contou.

Em todo o país, cerca de 305 instituições museológicas também garantiram a participação, somando 874 eventos que vão desde exposições, seminários, shows, e palestras a plantio de árvores, exibição de filmes e documentário sobre museu e preservação do meio ambiente. O tema escolhido para este ano foi Meio Ambiente: Museu, Memória e Vida, e o projeto, lançado no dia 11 deste mês, é organizado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan).

 

Pintura

A exposição do Museu do Sol conta com 29 obras, selecionadas por Célia Muçouçah, convidada para a curadoria. Esta foi a primeira vez que as pinturas de Cavallin ganharam uma exposição especial na cidade. Os quadros fazem parte do acervo do museu e do acervo do próprio artista, que faleceu a cerca de 10 anos, na Itália. Ele produziu seus trabalhos em Penápolis, para onde vinha freqüentemente nas décadas de 70 e 80, atraído pela intensa movimentação cultural. Preenchimento total da tela, falta de perspectiva e tons carregados de azuis e amarelos retratam o ambiente europeu onde o pintor nasceu. A arte ingênua, marcada por temas como o cotidiano nos vilarejos e as brincadeiras infantis, fazem dos quadros de Cavallin atrativos às crianças, que se identificam com as cores e grande quantidade de elementos e detalhes das cenas reportadas. O Museu do Sol fica na avenida Rui Barbosa, nº 798. O horário de visitação é das 13h00 às 18h00, de segunda a sábado. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone 3652-0590. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade