Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/04/2008

Exposição: Crianças conhecem a história dos índios Kaingangues

Detalhes Notícia

Cerca de 50 crianças do 1º e 2º ano da Emef Marilena Cipriano Pereira visitaram na tarde de ontem, 14, a exposição “Os Kaingangues no Centenário de Penápolis” que acontece na sala Cora Coralina e estará aberta a visitação pública até o dia 30 de abril. O evento é uma parceria da Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros”, Museu Histórico, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura. A peças de artesanato colocadas à visitação pertencem aos acervos do Museu Histórico, Museu de Folclore e do acervo particular da professora e socióloga Rosana Aparecida da Silva, que durante os anos de 2004 e 2005 permaneceu junto aos índios Tenharim, no sul do Estado do Amazonas, realizando pesquisas de campo para a composição do trabalho que a levou ao título de Mestre em Sociologia pela Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), câmpus de Araraquara. Durante a exposição, os alunos são monitorados pela professora Rosana da Silva que vai contando um pouco da história indígena no noroeste paulista. “Não há como falar de centenário de Penápolis, sem contar a história dos Kaingangues e a ocupação das terras”, comenta.

Mito Guarani
Após a visita da exposição os alunos são convidados a conhecerem um pouco mais sobre a cultura indígena. Com uso de instrumentos musicais indígenas e muita criatividade, a professora Rosana atraiu a atenção da criançada ao contar o mito Guarani chamado “História do sapinho”. “Esse mito eu ouvi na aldeia Ribeirão Silveiras, na cidade de Boracéia, litoral norte de São Paulo, explicou. “Além da exposição, gosto de fazer esse trabalho de contação de histórias, que é um recurso pedagógico e que traz muitos resultados, pois as crianças se envolvem na história e passa a conhecer a realidade indígena”, contou. As danças indígenas também são lembradas durante a atividade. Os organizadores pedem que os grupos e escolas interessadas mantenham contato junto ao Museu Histórico com antecedência para agendar as visitas e contação de histórias. 

Serviço
Exposição gratuita “Os Kaingangues no Centenário de Penápolis”; Data: 10 a 30 de abril; Horário: 8h às 21h; Local: Sala Cora Coralina (Biblioteca Municipal); Agendamento: Museu Histórico de Penápolis (3652 7034).
Secom – PMP

Foto: Objetos indígenas que estão em exposição na sala Cora Coralina

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade