Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/12/2010

Exposição “Presépio e Mini Mundo” é atração no Lúmine

Secom-PMP
Detalhes Notícia
População tem até o dia 6 de janeiro para visitar a exposição “Presépio e Mini Mundo” no Lúmine

Na última quarta-feira, 08, foi aberta ao público a exposição “Presépio e Mini Mundo”, instalada no Espaço Café do Cine Teatro Lúmine. A coordenação é da família da professora Mara Viana e a abertura da exposição contou com a apresentação especial do Coral Miragem.  
Por muitos anos a atração era exposta ao público na residência da família, na avenida Olsen. Em 2010, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal e Secretarias de Cultura e Educação, a exposição foi instalada nas dependências do Lúmine, com apoio do empresário Acácio Cruz que cedeu o espaço, gratuitamente.
Na abertura, Mara Viana fez um breve relato sobre o início do projeto e demonstrou satisfação em ver o poder público apoiando essa iniciativa que poderá fazer parte do calendário de festividades natalinas no município. “Quero agradecer também o Armando Soares pelo trabalho e iniciativa para viabilizar o projeto neste espaço, o coral e todas as demais pessoas envolvidas neste projeto que a população poderá ver e conhecer”, disse Mara Viana.
O secretário de Cultura, Beto Fernandes, também falou sobre a exposição, evidenciando a necessidade da administração municipal, em parceria com instituições locais,  continuar investindo para que tenhamos num futuro bem próximo um calendário de eventos que se torne referência nacional e atraia pessoas de diversas partes do país. “Vi exemplos disso recentemente em Gramado. Em Curitiba, um projeto social e cultural retira mais de 100 crianças das ruas e muito gratificante ver como essas crianças nos recebem durante as apresentações”, disse Beto, explicando que Penápolis também precisa resgatar esse tipo de ação cultural.
Já o secretário de Governo, Alexandre Gil, que representava o prefeito João Luís dos Santos na abertura da exposição, destacou também o trabalho da professora Mara que resgata um projeto importante dentro do contexto natalino. “A Administração está feliz em apoiar e incentivar essa exposição. Pela grande amizade que tenho e ser um conhecedor do trabalho desenvolvido por Mara Viana, sei o quanto é difícil fazer um projeto assim. Todos estão de parabéns pela iniciativa e quem ganha é a cidade, que tem mais uma atração para ver neste final de ano”, disse Gil.
É mais uma oportunidade das famílias penapolenses poderem apreciar o trabalho da Família Viana, que há muitos anos se dedica a trazer para o público penapolense este importante projeto artístico e religioso. Enquanto o público acompanhava a exposição, o coral Miragem, sob a regência de Mara Viana, apresentava diversas músicas natalinas, embalando a todos no espírito do Natal.

Origem do Presépio
Quem acompanhou a abertura da exposição conheceu um pouco da história dos Presépios através de um relato de Nilda Douradinho. Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Eles variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real.
Segundo Nilda, o primeiro presépio do mundo teria sido montado por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

Serviço
Neste ano a tradicional exposição ficará aberta ao público gratuitamente nas dependências do Cine Teatro Lúmine – Espaço Café (avenida Eduardo Castilho, bem em frente à Praça Carlos Sampaio Filho). O horário de visitação é das 19h30 às 23h, todos os dias da semana. O público poderá prestigiar a exposição até o dia 06 de janeiro. A iniciativa também recebe o apoio da Imobiliária Manancial e da direção do Cine Teatro Lúmine.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade