Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/09/2017

Explorando a natureza: Penápolis é roteiro de família que quer dar volta ao mundo

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
A família de aventureiros adaptaram seu carro para se tornar sua casa, onde percorrem o Brasil e querem explorar o mundo

DA REPORTAGEM

Imagine você largar tudo para trás e partir com sua família em uma aventura em busca de coisas novas na natureza, como uma volta ao mundo, e de carro. Essa foi à decisão que um casal catarinense fez em julho deste ano. Eles levam o filho, de um ano e três meses, e dois cachorros.
Foi neste contato com a natureza, explorando novos lugares, que estes aventureiros, que escolheram este novo estilo de vida, incluíram Penápolis e suas belezas naturais em seu roteiro e estiveram por aqui nesta semana. O ex-empresário João Paulo Alves, de 26 anos, e sua esposa, a psicóloga e especialista em Programação Neuro Linguística Daiane Fátima Lodi, de 25, tinham uma vida estabilizada em Santa Catarina, mas a necessidade de estar mais presente na vida de seu filho, Antônio Roque Alves, fez com que eles largassem tudo e partissem nessa aventura que deve durar cinco anos. A ideia é a de dar a volta ao mundo em um carro, que foi completamente preparado para isso, e hoje funciona como o lar da família.
“Decidimos que este seria nosso estilo de vida. Sempre gostamos da natureza, mas sentíamos falta de um contato mais próximo, desta sensação de liberdade, e por isso decidimos partir em busca daquilo que realmente queríamos”, comentou João. A ideia se tornou mais forte com a chegada de Antônio. “Víamos a necessidade de passar mais tempo com nosso filho, mas não estávamos conseguindo isso, que ele estivesse próximo da natureza, para vivenciar um pouco de tudo isso e que no futuro ele possa amar e defender tudo isso, pois só defendemos aquilo que conhecemos, então nada mais justo do que apresentá-lo a essa natureza maravilhosa, que tem tanta coisa a nos proporcionar”, afirmou. Eles saíram de Santa Cataria e passaram por diversas cidades naquele estado, Paraná e agora percorrem São Paulo. “Nossa ideia é ficar longe de grandes centros. Procuramos ficar em áreas de camping ou parques, onde nosso contato com a natureza seja direto”, destacou João. 
Em Penápolis, lhes chamou a atenção, as diversas atividades que são feitas nas margens dos rios Tietê e Bonito. Ao conhecerem uma escola de bushcraft em Penápolis, que proporciona estas atividades em meio à natureza e nas margens destes rios, o casal ficou encantado com a possibilidade de passar alguns dias aproveitando este contato. “Diante disso, incluímos Penápolis em nosso roteiro e passamos alguns dias próximos do rio, pelo qual ficamos encantados com as coisas boas e naturais que ele pode nos oferecer. A cidade possui um grande potencial turístico e sabendo aproveitar algo assim, com certeza as pessoas têm muito a ganhar com tanta beleza natural”, afirmou.

Antônio
Quem tem aproveitado a hospitalidade penapolense é o pequeno Antônio, que tem se mostrado bastante íntimo da natureza. A mãe Daiane, explicou que este contato tem despertado muitas coisas no filho, de pouco mais de um ano. “Deixamos ele bastante livre para explorar e andar por onde quiser, claro que desde que haja segurança. Este contato tem feito com que ele se mostre bastante esperto e íntimo da natureza e percebemos o quanto ele se tornou curioso em conhecer as coisas, dando os primeiros sinais do quanto pode amar tudo isso”, disse ela. 
As experiências vividas em Penápolis têm gerado grande satisfação no casal. “Aqui fomos recepcionados por pessoas que se tornaram amigos e que nos deram grande apoio. Estamos tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o rio, andar de canoa e outras tantas coisas que fazem nos apaixonarmos ainda mais por esta natureza, destacou o casal.

Viagem
Depois de Penápolis, a família aventureira continua sua expedição pelo Estado de São Paulo. Eles visitam outros diversos estados do Brasil e depois partem para países da América do Sul, passando também pela América Central e do Norte. Posteriormente, outros continentes também serão explorados, como a Europa. A família, que não possui grandes recursos financeiros, decidiu fazer a expedição gastando pouco. Eles vivem dentro do carro, que possui barraca para dormir, água potável e até mesmo um pequeno fogão para cozinhar seus alimentos.
A intenção dos aventureiros é a de fazer dinheiro durante a viagem com a venda de adesivos e outros produtos relacionados à sua expedição, chamada de ‘Expedition X Primitive’. Todo o trajeto pode ser acompanhado em sua página no Youtube e as redes sociais, como o Instagram, que funcionam como uma espécie de “diário de bordo” da família, onde são contadas suas aventuras e mostrados os lugares naturais por onde passam. A história da família também pode ser conhecida através do site www.xprimitive.com.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade