Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/11/2007

Expansão: Wanda Porto firma parceria com Hospital de Promissão

Detalhes Notícia

A OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) “Instituto Wanda Porto”, acaba de firmar acordo com o Hospital Geral Promissão para gerenciar o sistema de estágio que os estudantes do ensino superior e nível técnico da área de saúde realizam naquela entidade.

Através da parceria, inédita na região, o Wanda Porto, que é o braço social do Instituto UBM (Ulisses Bueno Marques), mantenedor da FASSP (Faculdade de Saúde Paulo), a partir de janeiro do próximo ano será o responsável pelo relacionamento entre as instituições de ensino voltadas para o setor de saúde e o hospital, principalmente no âmbito do aprendizado prático de seus alunos.

A partir do início de 2008, todos os contratos firmados entre o Hospital de Promissão e as faculdades e unidades educacionais interessadas em proporcionar aos estudantes o estágio naquela instituição, serão feitos por intermédio do Instituto Wanda Porto. Para o diretor do hospital, o médico Antonio Carlos Pinotti Affonso, com a parceria com o Wanda Porto será possível ter um maior controle sobre os estágios que são feitos no hospital, que é administrado diretamente pela Secretaria Estadual da Saúde e tem características de hospital-escola.

De acordo com dados preliminares, em média passam anualmente pelo hospital 600 estagiários dos cursos da área de saúde da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), do UniSalesiano, Unimar (Universidade de Marília), UniLins. E a partir de 2008, também os universitários da FASSP, que oferece os cursos de Enfermagem e Fisioterapia para Penápolis e região, passarão por lá. Com esse acordo, será possível quantificar melhor esses dados e ter uma idéia clara do que é realizado pelos estagiários, inclusive avaliar como está sendo o aproveitamento dos mesmos com esse contato direto com a parte prática das profissões escolhidas. Passam pelo hospital, que tem 120 leitos e atende somente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), cerca de 8500 pacientes entre o Pronto-Socorro e Ambulatórios. A entidade realiza ainda 180 cirurgias de média complexidade por mês. É também referência na área de orto e prótese para as regiões de Bauru e Araçatuba e a partir do próximo ano, o hospital contará com uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal.  Através da parceria com o Wanda Porto, será possível criar mecanismos que permitirão administrar o processo educacional dos estagiários, bem como ampliar a capacitação dos docentes e treinamento dos futuros profissionais. O hospital oferece estágios nas áreas de clínica médica, cirúrgica, pediatria, serviço de nutrição, terapia ocupacional e alguns procedimentos no setor de fisioterapia. Os alunos das diversas universidades que estagiarão na instituição, bem como os professores poderão trocar informações, o que contribuirá para melhorar a formação dos universitários. Isso será possível através do gerenciamento feito pela OSCIP penapolense.

Para o diretor-presidente do Instituto Wanda Porto, Ulisses Bueno Marques Júnior, o acordo entre as duas unidades é de vital importância para que os objetivos de ambas as instituições sejam alcançados, pois através do trabalho que a OSCIP implantará no hospital permitirá que os universitários tenham plenas condições de realizar os seus estágios, com um ótimo ganho no final dos cursos. Ao gerenciar as atividades, bem como firmar contratos com as instituições de ensino que enviam seus alunos para cumprirem a parte prática dos cursos oferecidos, o Wanda Porto está auxiliando na melhoria dos serviços que o Hospital de Promissão oferece para os municípios da região, além de permitir um melhor intercâmbio entre os profissionais das universidades e faculdades que enviarão seus estudantes para aquela entidade. (A/I)

 

Foto: Marques Jr., do Wanda Porto, assina convênio com Hospital

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade