Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/06/2008

Exemplo: Munícipe adota praça na Vila Dona Eugênia

Há seis meses a dona de casa Célia da Silva, moradora da Rua dos Funcionários, na Vila Dona Eugênia em Penápolis, dedica horas do seu dia aos cuidados com a praça pública “Natalino de Mello”, localizada próxima à sua residência. Contando apenas com a ajuda da mãe, Ladir Moretti da Silva, e de seus filhos pequenos, ela zela carinhosamente pelo espaço.
Segundo Célia, a “adoção” da praça veio por iniciativa própria. Ela conta que um dia notou que alguém havia colocado fogo em alguns canteiros e ficou comovida. “Corri até a praça e tratei de apagar o fogo. Fiquei muito triste e resolvi cuidar para que nenhum vandalismo voltasse a estragar esta área verde tão boa para o nosso bairro”, declarou. A dona de casa então procurou a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e aderiu ao projeto Adote o Verde, desenvolvido pelo governo municipal. De acordo com ele, qualquer pessoa física ou jurídica interessada pode colaborar com o poder público e promover ações necessárias no sentido de zelar por uma área verde. Essa adoção é feita por meio de um contrato embasado legalmente pela lei nº 998 de 2001.
No rol de espaços destinados ao projeto estão, além das praças, rotatórias, jardins e canteiros centrais. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Eder Fonzar Granato, o projeto está em andamento há quase um ano. Seu objetivo é contribuir para o embelezamento da cidade, conservação do bem público e incentivo às práticas de preservação dos espaços verdes. “Além disso, esse projeto tem como objetivo proporcionar maior equilíbrio ambiental na busca da melhoria da qualidade de vida da população penapolense”, explica Eder Granato.

Cuidados
Nos cuidados do dia-a-dia, a munícipe Célia conta que faz a rega dos canteiros, plantio de mudas, limpeza do mato, entre outras atividades. “Por enquanto estou cuidando de tudo sozinha, mas quero que mais moradores da minha rua participem desta tarefa. Estou convidando para que venham comigo e espero que eles queiram aderir ao projeto”, espera a munícipe. “Já cheguei até a ser ironizada por algumas pessoas que passam na rua e me vêem cuidando dos canteiros. Alguns dizem que eu não devia fazer isso porque é obrigação da prefeitura, mas eu acho que como munícipe posso fazer alguma coisa para ajudar a minha cidade ficar mais bonita. Eu sou realizada por isso e afirmo que amo esse trabalho”, declarou.
Ela frisou que a adoção da praça traz prazer a ela e às demais pessoas da casa que ajudam. “É gratificante. Só quem faz um trabalho assim sabe o que estou dizendo. Gostaria que mais pessoas seguissem esse exemplo e se unissem para ajudar a cuidar das praças, que muitas vezes são destruídas pela própria população que depois faz as cobranças”, concluiu Célia. Secom – PMP

Foto: O secretário de Agricultura, Eder Granato, com as munícipes Ladir, Célia e seus ilhos, que ajudam a cuidar da praça “Natalino de Mello”

Veja como participar

A pessoa física ou jurídica interessada em participar do projeto Adote o Verde deve entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, na Prefeitura Municipal (avenida Marginal Maria Chica 1400 – piso superior), e assinar um termo de adoção e compromisso. O contrato de adoção é válido por dois anos, podendo ser prorrogado.
A Prefeitura dispõe de cerca de 150 espaços verdes para serem adotados. A pessoa que escolher uma dessas áreas fica responsável pela manutenção, poda e jardinagem do local. A Prefeitura fornece uma parceria com a entrega de mudas.
“Outro incentivo dado pela Secretaria é a oportunidade da empresa fazer a sua propaganda no espaço verde adotado, através de uma placa padronizada”, informa o secretário Eder Granato.
Conheça algumas empresas e munícipes que também participam do Projeto Adote o Verde: General Car, Miriam Pinheiro, Carioca, Rotary, Loja Estrela Noroeste Brasil, Capítulo Demolay, Mundo Verde Paisagismo e Ivonice Nogueira Pereira.
Mais informações pelos telefones 3654-2508 e 3652-2509. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade