Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/01/2011

Excelência do Daep é confirmada com vários prêmios em dezembro

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Prefeito João Luís e demais representantes do Daep e Consórcio Lajeado recebem o Prêmio ANA 2010 em Brasília

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) recebeu no último mês de dezembro quatro premiações de nível nacional que vem reforçar a excelência do trabalho desenvolvido pela autarquia. As premiações foram todas realizadas em Brasília/DF e entregues ao prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, e ao diretor presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos.
Entre os prêmios conquistados no final de 2010 estão o Prêmio ANA (Agência Nacional das Águas), A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública), “Práticas Inovadoras em Revitalização de Bacias Hidrográficas” e Selo Cidade Cidadã.

Prêmio ANA
No último dia 01 de dezembro Penápolis recebeu, por intermédio do Daep, a edição 2010 do prêmio concedido pela Agência Nacional das Águas a entidades que desenvolvem projetos de preservação ambiental especialmente voltados à conservação do solo que evita a degradação de mananciais. Neste caso a premiação ocorreu em função do trabalho paralelo ao Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, na Categoria Empresa Pública.
A solenidade de premiação aconteceu no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal em Brasília com a presença do Presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo e da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira.

Agenda A3P
A conscientização dos servidores em relação à necessária economia de recursos, como papéis, copos descartáveis, energia, água e combustível foi o motivo do prêmio que o Daep recebeu no dia 02 de dezembro. O mesmo foi conferido pelo Ministério do Meio Ambiente dentro da Agenda A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública), projeto que é desenvolvido pelo departamento através de convênio com o referido Ministério.
O Daep aderiu à proposta lançada pelo Governo Federal e passou a adotar a metodologia de trabalho proposta pela A3P, atendendo assim a todos os preceitos elaborados para o sucesso na economia dos recursos.
A entrega do troféu aconteceu no Auditório Jucelino Kubitschek da Procuradoria Geral da República em Brasília, onde também realizou-se o 4º Fórum de Resíduos Eletrônicos. Na oportunidade estava presente o Desembargador penapolense Dr. Claudinei Sapata, que foi convidado pelo presidente do Daep a participar da entrega do prêmio à sua cidade.
Segundo informou Lourival Rodrigues, Dr. Claudinei Sapata esteve representando a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas, que a partir deste ano aderiu também à Agenda A3P. Nesta solenidade também esteve presente a  Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira.

Práticas Inovadoras
Outra conquista obtida pela atuação junto ao Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado foi o certificado de reconhecimento de “Práticas Inovadoras em Revitalização de Bacias Hidrográficas”. Esta certificação foi conferida dia 08 de dezembro pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente pela experiência em “Gestão Ambiental”.
A entrega do certificado ocorreu no Auditório do Ministério da Cultura, na Esplanada dos Ministérios em Brasília; a mesma foi feita pelo Secretário Nacional de Recursos Hídricos, Silvano Silvério da Costa. Participou ainda o Secretário Executivo do Meio Ambiente, José Machado.
O objetivo foi de compartilhar as informações quanto às ações desenvolvidas pelo Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas e apresentar seus desafios e perspectivas.

Cidade Cidadã
Pela terceira vez consecutiva Penápolis recebeu o Selo Cidade Cidadã. Criado em 2003, o concurso é promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados e seu objetivo é divulgar políticas públicas bem sucedidas para que possam ser adotadas por outras cidades.
São duas premiações para cidades com menos de 100 mil habitantes e outras duas para os municípios com mais de 100 mil habitantes. Além de troféu, os municípios ganharam o Selo, com validade por um ano, e que pode, por exemplo, servir como referência na obtenção de financiamentos.
Em 2010 o tema do concurso foi "Políticas de enfrentamento de situações de risco e recuperação de áreas degradadas no espaço urbano". A conquista de Penápolis veio através do projeto do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, inscrito pelo Daep.
A cerimônia de entrega do selo ocorreu dia 08 de dezembro no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados de Brasília, durante a XI Conferência das Cidades.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade