
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
12/07/2011
Exames de mamografia gratuita em Avanhandava

A Unidade Móvel com dois Mamógrafos Digitais do Hospital do Câncer de Barretos começou atender gratuitamente as mulheres de Avanhandava, na faixa etária de 40 a 69 anos.
A enfermeira responsável pelo Rastreamento organizado de mama e mobilização, sensibilização sobre o câncer de mama, do Hospital de Câncer de Barretos, Janaina Aparecida F. Faria esteve em Avanhandava para capacitar a equipe de Saúde. Segundo a enfermeira Janaina, a proposta é atender cerca de 75% das mulheres (que tenham entre 40 e 69 anos), no período de 27 de junho à 15 de julho de 2011. "Os 25 % restantes, acreditamos, são mulheres que passam por atendimento em convênios ou particulares", disse.
A enfermeira explicou ainda que os exames estão sendo feitos somente na região de abrangência da mulher, com agendamento prévio e apresentação de cópias do CPF, RG, além do comprovante de residência e Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde).
"A Enfermeira explica que o Hospital de Câncer de Barretos está disponibilizando um serviço importante para a comunidade Avanhandava. Visitamos as empresas, comércio, igrejas para divulgar o projeto, para que possamos atingir a meta. Nas residências as agentes de Saúde terão papel importante para explicar o projeto e a necessidade das mulheres fazerem os exames ", esclareceu.
No dia 27 de junho, a Unidade Móvel começou atender, na Unidade Básica de Saúde Central. A prefeitura está promovendo uma grande parceria para campanha de divulgação do projeto na cidade. Por se tratar de um equipamento de última geração, portanto de grande tecnologia, o câncer poderá ser descoberto numa fase bem inicial, o que deverá facilitar o tratamento.
De acordo com a enfermeira Janaina, do Departamento de Prevenção do Hospital, em casos de detecção de suspeitas, as mulheres serão encaminhadas para o Hospital de Câncer de Barretos ou Jales. "No atendimento em Avanhandava, uma técnica de Radiologia fará o exame, devendo o laudo sair apróximadamente 30 dias", informou a enfermeira. O exame será aplicado apenas por mulheres, como forma de evitar constrangimentos às pacientes.
De acordo com a Secretária de Saúde de Avanhandava, Adriana de Oliveira Mente, pode-se chegar a uma quantidade de até 1.300 exames, de forma gratuita, sendo que cada exame tem um custo de aproximadamente R$300,00. A Prefeita Sueli Navarro Jorge, agradeceu a todos, principalmente a Regional de Saúde de Araçatuba e ao Hospital PIO XII de Barretos por este grande e fundamental benefício, para nossa cidade.
A-I/Prefeitura de Municipal Avanhandava
CIDADE E REGIÃO
Paróquias de Penápolis celebram o novo Papa dos católicos
CIDADE E REGIÃO
Unidades: pedido defende reabertura de ecopontos aos domingos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.