Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/10/2012

EVENTO: Tradicional ‘Cavalgada Franciscana’ foi realizada com sucesso

Robinson Teixeira
Detalhes Notícia
Diversas pessoas também participaram da cavalgada com charretes

DA REPORTAGEM

 

Mais de 25 comitivas de tropeiros de toda a região participaram no último domingo, 14, da 7ª Cavalgada Franciscana realizada em Penápolis. A festa começou na noite anterior, quando um grande número de participantes se reuniu no recinto de exposições prefeito Jandira Trench para se conhecerem, rever amigos e se prepararem para a cavalgada. No domingo os participantes se reuniram na fazenda Santa Cândida, no bairro Boa Vista, onde acompanharam a tradicional "Missa Sertaneja", celebrada pelos freis do Santuário de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade e principal homenageado pela festa feita pelos tropeiros. A Orquestra de Violeiros de Penápolis também participou da celebração, entoando os cânticos durante o encontro. Após a parte religiosa as comitivas saíram da fazenda em direção á cidade para percorrer as principais ruas do centro até chegar ao Santuário, onde uma grande aglomeração de pessoas aguardava a passagem das comitivas. Ao meio-dia os cavaleiros e amazonas, montados em seus animais, em frente ao Santuário receberam as bênçãos através dos freis que também participavam da festa. Posteriormente foram em direção ao recinto de exposições para a tradicional ‘Queima do Alho’ e o concurso de berranteiros. Várias autoridades municipais participaram do evento e elogiaram a tradição das cavalgadas na região.

 

Organização

O Sistema Faesp/Senar, a Prefeitura Municipal de Penápolis, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP), a Organização dos Frades Capuchinhos, a Polícia Militar e a Polícia Militar Ambiental são parceiros do evento. Durante o mês de setembro, foram realizadas as reuniões com os participantes e organizadores para definir o evento, em um dos encontros foi realizado o sorteio da ordem de desfile das comitivas. A Polícia Militar e a Polícia Militar Ambiental cuidaram da segurança e auxiliaram na organização durante o trajeto pela cidade, como no trabalho do pessoal da Defesa Ambiental, na fiscalização dos animais que entram no Recinto de Exposições de Penápolis. O frei Adauto Antônio, do Santuário de São Francisco de Assis, ressaltou que o santuário de Penápolis é a primeira igreja católica erguida na região noroeste de São Paulo e o único dedicado a São Francisco no Estado, além de ser um dos poucos do Brasil, razão pela qual a Cavalgada Franciscana é muito querida. O pároco pediu que os cavaleiros continuem respeitando o objetivo da romaria, já que é um evento religioso, e que continuem colaborando para o sucesso do evento. O presidente do Sindicato Rural, João Castilho e seus colegas de diretoria, esperam o mesmo sucesso na cavalgada do próximo ano. (Rafael Machi e AI/Sirp)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade