Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/07/2010

Evento: PJ realizada Semana da Juventude no próximo domingo

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

Com o tema “Trabalho para a vida, e não para a morte”, cujo lema é “Juventude, suando e sonhando, em marcha contra a violência”, a PJ (Pastoral da Juventude) inicia no próximo domingo, 18, mais uma edição da SEJU (Semana da Juventude) em Penápolis. O evento acontece todos os anos no período de férias escolares, com o objetivo de reunir os jovens e incentivá-los a reflexão e discussão de assuntos que possibilite a conscientização e participação desta categoria na sociedade. De acordo com as informações do coordenador da Pastoral da Juventude na cidade, Valderi Mendes de Souza, serão várias noites de encontros animados com a juventude e demais segmentos da sociedade, com rodas de conversa e atrações culturais. “Todos os anos esta semana é desenvolvido pela PJ do Brasil. A escolha deste tema torna muito pertinente porque liga diretamente a questão do trabalho da juventude, como também desenvolver políticas públicas a favor dos jovens em todos os aspectos”, disse. Este ano a novidade é que a SEJU será feita em parceria com a juventude da 1ª Igreja Batista de Penápolis. A Semana reunirá adolescentes e adultos de todas as comunidades da cidade, que estendem o convite a sociedade em geral. “Não há restrição quanto à religião. O público alvo é o jovem e a programação está voltada a atingir esta faixa etária, mas independente de sua crença”, afirmou Valderi. As atividades serão concentradas nas escolas municipais e estaduais da cidade, das 19h30 às 22h, encerrando a semana no dia 23. Porém, a abertura acontecerá com um culto na 1º Igreja Batista, às 19h e uma missa no Santuário São Francisco de Assis, a partir das 19h30. “É uma semana social, totalmente aberta à população, pois temos de nos preocupar com os jovens de agora e da próxima geração que venham se beneficiar destas ideias e propostas expostas durante a semana”, destacou.

Programação
Na segunda-feira, 19, a noite o tema será “O dom da juventude”, que será proferido pelos Irmãos do Sagrado Coração de Lins na EE Profª Yone Dias de Aguiar. No dia seguinte, acontece a discussão na EE Profª Ester Eunice Almeida F. de Oliveira, no bairro Cidade Jardim, sobre o jovem diante do mercado de trabalho pelo presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) Alexandre Gil de Melo. Carlos Sarttori, representado a Penitenciária de Avanhandava, Ismael Paulo da ADEDAT (Associação para a Saúde do Trabalho) e o prefeito João Luis dos Santos, falarão na quarta-feira, 21, sobre políticas públicas para a juventude. O encontro será na EE Profª Luiza Bernardes Nory, no Multirão. Após os convidados exporem suas ideias, Valderi observa que será aberto para os jovens presentes esclarecerem suas dúvidas referente ao assunto abordado. Na quinta-feira, 22, o tema a ser discutido será “Trabalho para a Vida”, onde o Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo Durval Correa Leite, o Tuca e Lourival Rodrigues dos Santos, diretor presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) falarão na 1º Igreja Batista, localizada no centro da cidade, sobre o trabalho desenvolvido pela Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) como coleta seletiva de materiais recicláveis em parceria com a população. O encerramento da semana, na sexta-feira, 23, será na EMEF Joana Helena de C. Marques, localizada na Santa Terezinha terá apresentações dos grupos de jovens com danças, músicas, teatros e poesias. “Por promovermos esta semana, com um tema que chama a atenção, queremos fazer com que os jovens sejam protagonistas de sua própria história, sendo agente transformador na sociedade de acordo com uma proposta transformadora e libertadora de Jesus Cristo”, finaliza Valderi. (IA)

Foto: Segundo Valderi, o objetivo da SEJU é reunir os jovens e incentivá-los a reflexão e discussão de assuntos que possibilite a conscientização e participação desta categoria na sociedade

Aprovada proposta que garante os direitos constitucionais à juventude
 
O Senado Federal aprovou na última quarta-feira, 07, com 52 votos favoráveis, e em regime especial de tramitação, a proposta de emenda à Constituição (PEC 42/08) que altera a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Carta para atender os interesses da juventude. Esse capítulo, que trata atualmente dos interesses da família, da criança, do adolescente e do idoso, passa a incluir também o jovem, conforme a chamada "PEC da Juventude". A proposta, que vai à promulgação pelo Congresso Nacional, modifica ainda o artigo 227 da Constituição, com o mesmo objetivo de incluir menção ao jovem. Pela proposta, esse artigo passa a ter a seguinte redação: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. A PEC foi aprovada primeiramente pela Câmara, a partir dos trabalhos de uma comissão especial, e o primeiro signatário da proposta original foi o deputado Sandes Júnior (PP-GO). No Senado, a PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com três emendas de redação, cujo relator foi o então senador pelo estado de Rondônia, Expedito Júnior (PR-RO). A votação foi acompanhada por representantes de diversas entidades representantes de jovens e de estudantes, que lotaram as galerias do Plenário e comemoraram o resultado. O Congresso realiza sessão hoje para promulgar esta PEC. Caso seja promulgada, o Congresso encaminha as leis para publicação e as novas regras devem valer a partir da data em que saírem no Diário Oficial. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade