Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/03/2008

Evento: Daep promove comemoração ao Dia da Água

Detalhes Notícia

Na próxima terça-feira, 18, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), juntamente com a Prefeitura, o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado e o CEA (Centro de Educação Ambiental) realizarão uma comemoração para marcar a passagem do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Será apresentada uma peça teatral com a Companhia Trem Bão de Teatro e Música, de São Caetano do Sul. O espetáculo é “História Molhada”.
Ao todo serão duas apresentações no Teatro Lúmine destinadas aos alunos da rede pública de ensino. Entre os tema abordados estão a preservação do meio ambiente e da água, o ciclo da água, noções sobre poluentes, reciclagem, aquecimento global, mudanças climáticas, sustentabilidade e conscientização ecológica. O diretor da companhia, Camilo Tostes, explica que a base da concepção visual da peça é o material potencialmente reciclável e reaproveitável. Assim, uma grande quantidade de garrafas PET foi transformada em mato, flores, milho, chapéus e outros adereços.
“Caixas de leite e de suco, pacotes de salgadinhos e embalagens de chocolate e café deram forma a janelas de edifícios, que por sua vez, foram construídos com caixas de papelão. As latas de alumínio serviram para se transformar em escamas de peixe e em óculos. Já os retalhos deram vida e movimento aos figurinos”, enumera. Mais materiais ainda são utilizados na montagem como sacolas de supermercado, saco de ração, embalagens diversas, fitas cassete, entre tantos outros. A idéia é de que a montagem contenha também as informações visuais relativas à preservação do meio ambiente.

As Canções
As canções de “História Molhada” foram criadas juntamente com o roteiro do espetáculo, pensando sempre no clima contido em cada cena e na variedade rítmica existente no mundo da música. Desta maneira, entre uma cena e outra a aventura é permeada por rock’s, blues, rap’s, baiões, sambas de roda e cantorias populares. Todas as músicas são executadas ao vivo pelo elenco, com acompanhamento de violão e instrumentos de percussão e sopro. Houve ainda o cuidado de arranjar os vocais, evitando um canto em uníssono e dando ainda mais brilho à encenação.  Quem assina a composição das músicas e os arranjos é Jamil Jiorges; a Criação e Direção é de Camilo Tostes; o Elenco tem  Anayan Moretto, Camilo Tostes e Jamil Jiorges; o Assistente de Produção é Tony Costa. Secom – PMP

A Trajetória da Água

“História Molhada” mostra a importância da água no mundo e os cuidados que todos devem ter com este bem natural. Para tanto, é mostrada na peça a trajetória da água desde a nascente até sua chegada às residências. Como a água está por todo lado, quem vivencia este difícil ciclo é o personagem Aguapezildo, que representa uma parte do volume de água existente.
De acordo com o diretor da Cia Trem Bão de Teatro e Música, Camilo de Oliveira Tostes, através de uma emocionante aventura o público mirim vai pouco a pouco percebendo os inúmeros problemas ambientais existentes desde o campo até às cidades. “Exemplos disso são os efeitos nocivos do agrotóxico e os danos causados pela falta de tratamento do esgoto”, cita.
“Mas nem tudo estará perdido para o nosso personagem principal. Após passar por poucas e boas, Aguapezildo será sugado para uma Estação de Tratamento de Água, onde conhecerá o herói, senhor Tratoldo e sua assistente Dona Tratonilda, um casal que vive para ajudar a melhorar a qualidade da água”, explica.
Nos momentos finais do espetáculo o enfoque é o da conscientização sobre a importância da preservação da água e, no último minuto, Aguapezildo e o público se surpreendem com o destino que a água pode tomar. Toda esta aventura acontece recheada de canções e muita diversão. Secom – PMP

Foto: Cenário e figurino da peça utilizam material reciclável; garrafas PET foram transformadas em flores, chapéus e outros adereços

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade