Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/11/2023

Evento Cultural "Negro Gente 2" será apresentado dia 17

Imagens/Divulgação
Detalhes Notícia
O palco será tomado por homens e mulheres negras transbordando sua arte

DA REDAÇÃO

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, toda a comunidade penapolense está convidada a prestigiar o evento artístico e cultural “Negro Gente 2”, que acontecerá no próximo dia 17, sexta-feira, a partir das 19h, no NAC – Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (antigo Lúmine). Essa é a segunda edição do evento que este ano traz o tema “Um Grito de Liberdade”.
O evento reunirá um seleto grupo de artistas e profissionais negros que atuam em diversas áreas e estão diretamente envolvidos na luta contra o racismo e resistência da negritude. Dessa forma, o palco será tomado por homens e mulheres negras, poetas, cantores, professores, atores, dançarinos, fotógrafos, estudantes e muitos outros profissionais transbordando sua arte. 
Toda comunidade está convidada a prestigiar o evento que é gratuito; sendo sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite, que serão destinados à Santa Casa de Penápolis. 
A idealização e organização de “Negro Gente 2” são das penapolenses Chrisley Maurício e Regiane Alonso Tavares, por meio do Projeto SABE (Saúde, Alegria e Bem-Estar) e conta com parceria da Apeoesp e Funepe. Todos os artistas e profissionais envolvidos participam de forma voluntária. Na oportunidade, o evento também marca o 2º Sarau Pedagogia da Funepe. 

Liberdade 
De acordo com a idealizadora Regiane Alonso, o evento “Negro Gente 2” tem a honra de contemplar a arte e a beleza da negritude que deixa a senzala e ocupa seu lugar de fato, dentro da sociedade, seja os palcos, as salas de aula e todas as demais profissões. “Não podemos esquecer que a escravidão no Brasil se arrastou por mais de três longos séculos, deixando sua marca de sangue e violência. Por isso é importante celebrar essa força de viver da negritude que busca sua dignidade e expressa a cada dia sua beleza e seu talento”, comentou. 
Já Crisley Maurício complementa trazendo outra reflexão: mesmo com a Lei Áurea de 1.888 que “extinguiu” a escravidão no Brasil quebrando as correntes físicas, ainda é preciso quebrar de uma vez por todas outra corrente invisível: o racismo, que ficou impregnado na sociedade. “O povo negro foi liberto sem qualquer apoio, plano ou recurso, foi entregue à própria sorte, jogado à margem da sociedade e teve que trilhar sozinho por caminhos árduos. Por isso o Dia da Consciência Negra não é só um dia, não é um mês, são todos os dias! Esse é o objetivo de ‘Negro Gente’: celebrar todos os caminhos que foram e são trilhados todos os dias pela negritude que resiste”, ressaltou. 

Apoio 
Para a realização do evento “Negro Gente 2”, além da participação dos artistas convidados, as organizadoras contam ainda com a colaboração voluntária de algumas pessoas envolvidas: Tereza Cristina Moreira da Silva, Diretora Estadual da Apeoesp; professora Jandineia Fernandes, conselheira da Apeoesp e vereadora de Penápolis; Renato Costenaro, professor do curso de pedagogia da Funepe e Marco Souza – Som e Iluminação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Negro Gente 2 – “Um Grito de Liberdade” 
19h – Recepção
Exposição “Pretos no Topo”, do fotógrafo Lipeh Silva

- Música com o escritor, cantor e compositor Geraldo Malta 
- Apresentação do projeto “Pretos no topo” – fotógrafo Lipeh Silva 
- Demonstração de judô com Sensei Sandra e Sensei Paloma
- Apresentação com a atriz e cantora Luciana Almeida 
- Batalha de Rap e Dança com Ilicituz Crew 
- Apresentação com a cantora e atriz Vitória Oliveira
- Apresentação de Breakdance com o dançarino Álvaro Luis Pelé 
- Apresentação dos alunos do curso de Pedagogia da Funepe 
- Música com o cantor e compositor Cido Malta
- Poesia com o professor e poeta João Luis dos Santos
- Apresentação de balé com o bailarino Alexandre Oliveira 
- Apresentação musical com a cantora Noah Estrela 
- Performance teatral com a atriz Cláudia Aguiar 
- Apresentação de dança com o coreógrafo Alexandre Olivera 
- Música de encerramento com cantor Geraldo Malta

(Com A/I Thaísa Fernanda)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade