Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/06/2022

"Eu sou assim": Voluntárias criam projeto para orientar adolescentes sobre abuso sexual

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Cerca de 100 alunos de 11 a 12 anos participaram da atividade

DA REDAÇÃO

O refeitório da escola estava repleto de alunos famintos para receber outro tipo de alimento essencial: a informação. Silêncio. Olhos atentos e ouvidos abertos para aprender a reconhecer e como proceder em casos de violência e abuso sexual, que muitas vezes acontecem dentro de casa. 
O projeto chamado “Eu sou assim” foi criado pelas agentes comunitárias de saúde, Crisley Aparecida de Oliveira Maurício e Regiane Alonso Tavares, que de forma voluntária, atenderam ao pedido da Escola Estadual Prof. João Teixeira Sampaio, para conversar com os alunos dos 6º Anos sobre o assunto. 
O encontro com aproximadamente 100 alunos de 11 e 12 anos ocorreu na noite de 23 de maio, durante o mês em que são realizadas ações de mobilização no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 
Conforme explica a agente de saúde, Chrisley Maurício, o projeto “Eu sou assim” trabalha de forma interativa com os alunos. “Projetamos um vídeo educativo curto sobre o assunto e depois iniciamos uma conversa sobre os cuidados com o corpo, cuidado com as redes sociais, como identificar as práticas de abuso sexual e como reagir e denunciar”, disse. Sensibilizada com o tema, Chrisley escreveu até mesmo um poema chamado “Corpo Valioso” e declamou pela primeira vez aos alunos. (Ver box da matéria)
A enfermeira Natália Carvalho de Costa também participou de forma voluntária do encontro com os estudantes, levando o seu depoimento pessoal e a importância de denunciar os casos de violência doméstica e de abuso sexual.  

Acolhimento
A agente de saúde Regiane Alonso acrescenta que os alunos também puderam participar de uma dinâmica interativa sobre o assunto e depois foi aberto um momento para perguntas e respostas. 
“Infelizmente, muitos casos de violência doméstica e abuso acontecem dentro de casa. A criança e o adolescente precisam saber como identificar e em quem confiar para contar e denunciar, porque muitas vezes, o familiar não acredita nelas. Por isso é importante que a escola discuta esse tema e o professor seja uma referência de acolhimento e confiança desses alunos, assim como nós profissionais da saúde, já que em casa, muitas delas não recebem esse tipo de orientação e apoio”, analisou Regiane. 
O projeto das voluntárias chegou à escola estadual a pedido da professora orientadora Osmélia Mendes Altimari, com apoio da diretora Rosângela Siqueira. 

Conscientização 
As voluntárias Chrisley e Regiane contam que há cinco anos desenvolvem projetos com a temática “Saúde na Escola”, orientando os alunos de todas as idades sobre diversos temas. “Já falamos sobre higiene pessoal, uso racional de água, bulling, gravidez precoce, IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), entre outros assuntos, conforme a indicação da escola e faixa etária dos alunos”, explica Chrisley. 
Regiane Alonso relata que o projeto foi interrompido durante os dois anos da pandemia e foi retomado este ano. De acordo com ela, a intenção é continuar o projeto direcionado aos alunos, mas também expandir para assuntos relacionados à melhor idade, caso haja interesse desse público.  
Para as agentes de saúde, o objetivo do projeto é conscientizar a comunidade através das crianças e também alcançar os adolescentes com temas pertinentes à idade. “Sabemos que a adolescência é um período complicado de mudanças que desperta muitas sensações e sentimentos. Dessa forma, queremos acolher e orientar essas crianças e adolescentes para que elas saibam que é possível viver feliz, de forma saudável, sem medo de ser o que se é”, concluíram. 

(Com Thaísa Fernanda – jornalista voluntária) 

CORPO VALIOSO

O meu corpo é um tesouro 
Vale mais que prata e ouro 
É uma obra de arte 
Que papai do céu me deu 
O meu corpo é exclusivo 
E quem toca nele sou só eu 
Se tenho namorado 
Tenho sempre atenção e cuidado 
Não deixo ninguém chegar e ir “metendo” a mão 
Para tocar esse corpinho só se for com permissão 
Se alguém chegar de mansinho 
Dando uma de ligeiro e espertinho 
Fale mais alto 
Desça do salto!! Grite bem alto!
Não!!!
Do meu corpo não desdenho 
É valioso e precioso é tudo que tenho 
Tenho pelo meu corpo 
Cuidado, carinho e afeto 
Se algo errado ou diferente acontece 
Coloque a boca no trombone e não fique quieto! 

Chrisley Maurício (agente de saúde)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade