Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/04/2016

Etec abre vestibulinho para o segundo semestre de 2016

DA REPORTAGEM

As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2016 começaram nesta semana e vão até 11 de maio. Na Etec João Jorge Geraissate, de Penápolis – o Colégio Agrícola – são oferecidas 35 vagas do curso de Técnico em Florestas. Também através da Etec de Penápolis, mas com realização em Avanhandava, estão sendo ofertadas para este segundo semestre 40 vagas para o curso de Técnico em Comércio. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet e o valor da taxa é de R$ 30, e o exame será no dia 19 de junho. O Técnico em Florestas é o profissional que atua na produção de mudas florestais, na elaboração de projetos de formação de florestas comerciais e de preservação, na supervisão da extração e no beneficiamento da madeira e dos produtos florestais não madeireiros, os subprodutos. Além disso, ele executa também os processos de produção, de manejo sustentável e de industrialização dos recursos de origem florestal. O profissional também é capacitado para orientar a prática florestal de menor impacto ambiental, inventaria florestas e administra unidades de conservação florestal. Atua ainda, na preservação e conservação ambiental de projetos florestais, entre outras funções. O mercado de trabalho também é bastante amplo, podendo atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor; indústrias de papel e celulose; instituições de pesquisa, assistência técnica e extensão agroflorestal; parques e reservas naturais e empresas de silvicultura e exploração florestal; atuação em viveiros de produção de mudas nativas e exóticas e até como profissional autônomo.

Comércio
Já para o profissional do Técnico em Comércio, a opção de atuação é através da aplicação de métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e atendendo às diretrizes organizacionais. Comunica previsões e demandas aos fornecedores. Efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial. Operacionaliza planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização. O mercado de trabalho também se mostra vasto, podendo atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Exigências
Entretanto, para os interessados em realizarem os cursos, é preciso atender algumas exigências. Os cursos oferecidos em Penápolis e Avanhandava são voltados para o candidato que concluiu ou está cursando o Ensino Médio regular; Para aquele que concluiu ou está cursando a Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA: ou para aquele que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: As inscrições, exclusivamente pelo site www. vestibulinhoetec.com.br, vão até as15h00 do dia 11 de maio. O Manual do Candidato está disponível no site para download. É preciso ainda preencher a ficha de inscrição eletrônica, imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 30 em dinheiro em qualquer agência bancária. O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade. Os cursos oferecidos pela Etec são gratuitos.
O Colégio Agrícola de Penápolis fica na estrada José Vigilato de Castilho, s/n, no bairro rural do Lajeado. O telefone é o (18) 3652-1577.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade