Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/11/2006

Etapa do Projeto Rondon é realizada em Penápolis

Está sendo realizada em Penápolis, por iniciativa da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), mais uma etapa do Projeto Rondon.

A mesma terá duração de três semanas e consiste na capacitação de índios para que eles se tornem Agentes Indígenas de Saneamento – AISAN – que tem como função ser um elo de ligação entre a comunidade indígena das aldeias e a Funasa. Índios das aldeias de Braúna, Avaí e do litoral norte e sul estão em Penápolis. Eles são representantes de várias etnias como guaranis e kaingangues, porém, o curso é ministrado sem distinção de etnia, com as explicações sendo realizadas da mesma forma e com a mesma linguagem para todos os representantes dessas aldeias.

As informações sobre água, esgoto e resíduos sólidos (lixo orgânico e inorgânico) e as doenças transmitidas pela falta de saneamento, estão sendo passadas por técnicos da própria Fundação Nacional de Saúde, que foram capacitados para transmitir com clareza e da forma correta tudo sobre saneamento ambiental aos índios.

Durante o curso, os índios estão aprendendo o que fazer para combater doenças que estão cada vez mais presentes em suas vidas, como diabetes, hipertensão e câncer, além de doenças hídricas como a diarréia, entre outras.

Uma das exigências da Funasa é a elaboração de um “Álbum Seriado”, onde cada agente realiza desenhos que mostrem, do seu próprio ponto de vista indígena e para sua respectiva comunidade o que fazer para melhoria do saneamento em suas aldeias. Segundo informou o responsável pela parte pedagógica e pela dinâmica de grupo, Dirceu Roberto Paes, a realização desta etapa em Penápolis não se deu por acaso. “A cidade foi escolhida pelo fato de poder contar com apoio da administração municipal, em especial pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto, com quem tivemos a chance de trabalhar lado a lado por diversas vezes” – observou. “O Daep nos acolheu muito bem, nos auxiliando sempre que precisamos. Além disso, conhecemos o sistema de saneamento ambiental da cidade e queremos mostrar o trabalho sério realizado pela autarquia” – completou Dirceu Paes.

 

Palestra

Na semana passada, os índios estiveram visitando o Daep, onde assistiram uma palestra com o diretor presidente, Lourival Rodrigues dos Santos, e assistiram a um vídeo institucional, mostrando o que é o departamento e as ações realizadas em Penápolis. No mesmo dia eles conheceram a estação de captação de água, a estação de tratamento e o sistema de distribuição da água tratada para toda cidade.

Hoje, 29, os índios voltam para conhecer o sistema de tratamento do esgoto, a destinação final de resíduos sólidos e a coleta seletiva realizada pela Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis). Para a realização desta etapa, a Funasa enviou para Penápolis os técnicos Dirceu Roberto Paes e Sandra Ferreira, responsáveis pela logística, e os instrutores José de Jesus Silva, Renato de Jesus Silva e Graça Kaminski. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade