Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/09/2008

Estudo: Saúde e Sucen avaliam Plano de Combate à Dengue

Detalhes Notícia

As equipes do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) realizaram na última terça-feira, 16, uma reunião para uma avaliação dos resultados alcançados na primeira etapa do Plano de Intensificação de Combate a Dengue.
Durante a reunião foram levantados aspectos positivos do período inter-epidêmico e também os negativos, para correção das falhas  apontadas, porém, segundo informou o chefe da Vigilância Sanitária, Wladimir Marangoni, balanço é altamente positivo. A integração da equipe, que contou com agentes do Programa Saúde da Família, agentes da Sucen e da Vigilância, foi o fator que determinou a eficiência das ações e os resultados alcançados, conforme avaliou Marangoni.
De acordo com dados apresentados na reunião, de 05 a 30 de agosto foram visitados 15.820 imóveis, entre residências e terrenos; os números ficaram bem acima do programado, já que a tabela de metas previa a visitação de 12.669. Isso representa um total de 3.151 a mais do que o previsto, ampliando bastante a atuação do serviço. Os dados mostram ainda que nestas visitas foi efetuado o controle mecânico (eliminação de água de criadouros ou retirada deles) em 3.880 imóveis, além da utilização de produto alternativo (larvicida) em 738 casos. No total foram encontrados 106 focos do mosquito transmissor da doença neste período.
Quanto aos pontos estratégicos (cemitérios, ferros-velhos, onde é potencial o acúmulo de água parada), foram programadas 42 visitas, sendo efetuadas 41, já que houve uma exclusão na segunda quinzena de agosto; foram encontradas quatro amostras de larvas, sendo duas delas positivas para o mosquito Aedes Aegypti. Já com relação aos imóveis especiais, aqueles que encontram-se desocupados, foram efetuadas 16 visitas, perfazendo a totalidade do proposto para o período.

AÇÕES EDUCATIVAS
Além das visitações efetuadas pelas equipes, houve ainda a realização de atividades educativas que complementam o trabalho prático. Entre estas ações está o lançamento do programa "Empresa Parceira no Combate à Dengue", iniciativa desenvolvida em conjunto com o Comitê de Mobilização para o Combate à Dengue. Com vistas ao projeto foram feitas orientações às empresas sobre a forma de participação e instalação de out-doors para divulgação do mesmo.
No referido período ainda houve reunião e palestra para educadores do programa Escola da Família visando implantar o projeto Inspetores da Dengue. Um informativo bimestral sobre a situação da dengue na cidade também foi lançado em parceria com Comitê de Mobilização. O Chefe da Vigilância informou que no próximo mês de outubro será iniciada a segunda etapa do plano, conforme cronograma acordado entre Secretarias de Saúde do Estado e do município, visando minimizar em Penápolis, as previsões preocupantes de epidemia de dengue para o Estado de São Paulo no ano que vem. Secom - PMP

Foto: Durante a reunião foram levantados aspectos positivos do período inter-epidêmico

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade