Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/05/2022

Estudantes realizam sarau sobre a abolição no Brasil

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Estudantes abriram o encontro com a encenação sobre as alegrias e os dramas do povo preto no Brasil

DA REDAÇÃO

Estudantes e professores da EE Adelino Peters, escola integrante do Programa Ensino Integral, realizaram sarau alusivo ao 13 de maio, data oficial da abolição da escravatura no Brasil. Com o título “Qual abolição?”, as atividades pedagógicas, artísticas e culturais tiveram o objetivo de proporcionar momentos de reflexão crítica da data que marca oficialmente a abolição da escravidão no Brasil. 
Os estudantes do Clube Juvenil de Teatro da Escola abriram o encontro com a encenação sobre as alegrias e os dramas do povo preto no Brasil. A professora de História, Carem Passafaro, também participou das encenações. Em seguida, números musicais com a apresentação do professor Geraldo Soares Malta, com repertório de MPB alusivo ao tema, e dos músicos Rafael Tûk, MC Medusa e Leonardo Arantes. Já a MC Hannah Katarina declamou poemas com rimas diretas e carregadas de significados para os jovens nessa temática. 
Também presente no encontro, o professor Samuel Nhandeva, liderança indígena do povo Guarani Nhandeva da Aldeia Icatu, localizada no município de Braúna, comarca de Penápolis abordou a questão indígena e sua relação histórica com a escravidão do povo africano. Já o professor Wesley Francisco, em aula aberta, fez exposição sobre os impactos da escravidão na estrutura social, política, econômica e cultural do Brasil. Os estudantes também fizeram exposições sobre suas leituras dos livros de autores negros, no Projeto Literatura Antirracista, coordenado pela professora de Filosofia, Rosângela de Oliveira. 
As atividades do projeto e sarau antirracista contou com o apoio da Equipe Gestora da Escola e coordenação dos professores José Vitor Passafaro, Carem Passafaro, Janaína Moreira, Rosângela Oliveira, Valdir Lopes e Roberto Bassan e teve a culminância na noite do dia 12 de maio. 
“Trata-se de uma importante e necessária iniciativa, especialmente pelo fato de o sarau se inserir no programa Trilha Antirracista em que as escolas estaduais desenvolvem no decorrer do ano letivo visando o enfrentamento do racismo e a difusão de uma cultura de solidariedade e de paz nas escolas e na sociedade” afirmou Cinthia Xavier, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico responsável pelos Projetos Especiais da Diretoria de Ensino de Penápolis.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade