Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/10/2013

Estudantes desempenham ações como vereadores no Parlamento Jovem

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Membros do Parlamento Jovem, vereadores e público em evento promovido pela Câmara

“Vereadores por  um dia”. A experiência foi vivenciada anteontem por 15 estudantes de sete escolas  de Penápolis no 8º Parlamento Jovem realizado pela Câmara Municipal. Os participantes, selecionados em projetos para Penápolis, apresentaram e debateram idéias. O encontro transcorreu semelhante a uma sessão ordinária do Legislativo  com espaço para o Pequeno Expediente ( uso da tribuna por sete minutos  para tratar qualquer assunto de interesse público); Ordem do Dia (discussão de projetos) e Grande Expediente ( discussão de requerimentos e moções e encaminhamento de indicações). Um vídeo institucional produzido pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal foi exibido mostrando resumo da história e do funcionamento do Legislativo. O presidente da Câmara Municipal, Caíque Rossi (PSD), conduziu a sessão, tendo como 1ª secretária  Bruna Fatori de Melo e 2ª secretária, Thaís Isabelly Catelan.   
Os participantes do Parlamento Jovem em 2013 são: Ana Carolina Garcia Ferreira ( ensino Fundamental) e Kauany da Silva ( ensino médio) da Escola Dr. Carlos Sampaio Filho; Bruna Fatori de Melo ( ensino fundamental), Thais Isabelly Cattelan (ensino médio)  e Thainara Marques Magalhães ( ensino médio), da Escola Ester Eunice Almeida Faria de Oliveira; Júlia Mendonça (ensino fundamental) e Jhonatas Rodrigues de Carvalho ( ensino médio), do Colégio Franciscano Coração de Maria; Renan Fattori Feltrin e Laís Pereira Bunraello ( ensino fundamental) do Colégio Oceu Positivo; Sadraque Alves de Lima Jr ( ensino fundamental) e  Larissa Elias Gimenes ( ensino médio) da Escola Luiza Maria Bernardes Nory; Carlos Alaelson  Lima Júnior ( ensino fundamental)  e Leonardo da Silva  Cremonini ( ensino médio), da Escola Joana Helena de Castilho Marque; e Júlia Oliveira Torquato (ensino fundamental) e Giovana Rodrigues ( ensino médio), da Escola Yone Dias de Aguiar.
Os projetos de lei discutidos foram a criação do projeto Música e Vida (autoria  Larissa Elias Gimenes); criação do sistema cicloviário (autoria Sadraque Alves de Lima Júnior); inserção de oficinas de xadrez nas escolas (autoria Jhonatas Rodrigues de Carvalho); programa de aproveitamento de garrafas plásticas e similares  na construção de hortas orgânicas  e na prevenção da dengue  por meio da plantação  de sementes de crotalária  para o prolongamento da vida útil do aterro sanitário ( autoria Ana Carolina Garcia Ferreira); divulgação dos direitos fundamentais  à saúde (propositura de Kauany da Silva); instituição do Mês da Constituição Federal (autoria de Bruna Fatori de Melo); implantação de cursinho pré-vestibular público (autoria de Thaís Isabely Catellan);  instituição da Semana da Saúde Infanto-Juvenil (autoria de Júlia Oliveira Torquato); e instituição da Semana Literária (autoria Giovana Rodrigues).
O estudante Renan Fattori Feltrin requereu informações sobre a existência de projeto voltado para melhorias do transporte coletivo; a estudante Laís Pereira Buranello, requereu informações sobre a possibilidade de melhorias no Pronto Socorro Municipal;  o estudante Carlos Alaenson Lima Júnior, requereu  informações sobre a possibilidade  de instalação de semáforo  no cruzamento  da Rua Altino Vaz de Mello, Av. Ivanoé de Cunto e Rua José Rodrigueiro; a estudante Júlia Oliveira requereu informações  sobre o andamento de reconstrução do Teatro Municipal;  e a estudante Giovana  Rodrigues, requereu informações sobre a possibilidade do município ter o projeto Guri.
O estudante Renan Fatori indicou recapeamento asfáltico  da Rua Manoel Mariano e melhoria da iluminação da Av. Afonso Giovane da Silva.
A estudante Laís  Pereira Buranello indicou melhoria da iluminação da Av. Ivanoé de Cunto; a estudante Júlia Oliveira indicou manutenção do Parque Maria Chica e a estudante Giovana Rodrigues, indicou cuidados para a pavimentação asfáltica da Av. Bahia. Todos os membros do Parlamento Jovem receberam certificados. Imprensa/Câmara 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade