Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/09/2007

Estudantes de Medicina inscrevem-se para exame

Pelo terceiro ano consecutivo o Conselho Regional de Medicina (Cremesp) irá promover o exame de avaliação dos estudantes de sexto ano de medicina do Estado de São Paulo.

Ao todo, 1.035 alunos confirmaram sua inscrição para a primeira fase do exame, que acontece no dia 23 de setembro, domingo, das 09h00 às 13h00, nas seguintes cidades: Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté. A segunda etapa do Exame será realizada em 7 de outubro, somente na capital.

Os endereços dos locais de prova já estão disponíveis no site www.cremesp.org.br .

Assim como nos dois anos anteriores, o Exame do Cremesp de 2007 terá caráter experimental e será organizado pela Fundação Carlos Chagas, em duas etapas. A primeira etapa contará com uma prova teórica com questões nas áreas de Pediatria, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Saúde Pública, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas. Já a segunda prova irá simular situações clínicas e problemas práticos, englobando questões nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia, Saúde Mental, Ginecologia, Obstetrícia e Bioética. Atualmente há 31 escolas médicas no Estado, sendo que 23 delas têm, ao todo, cerca de 2.200 alunos no sexto ano. As demais, abertas há menos de seis anos, ainda não formaram as primeiras turmas.  A avaliação é restrita ao Estado de São Paulo e não tem similaridade com o “exame de ordem” da OAB. A participação no Exame do Cremesp não é obrigatória, é opcional e não é um pré-requisito para a habilitação do médico ao exercício profissional da medicina. O estudante aprovado no Exame do Cremesp recebe um certificado, que pode ser útil no currículo pessoal e no mercado de trabalho. O índice de reprovação no Exame do Cremesp cresceu 7% (de 31% em 2005 para 38% em 2006). O resultado demonstrou que há sérias deficiências no ensino médico no Estado. A situação pode ser ainda pior, pois deve ser considerado o caráter opcional do exame, o que em tese faz com que os alunos melhor preparados ou que cursaram melhores faculdades demonstrem maior interesse em participar da avaliação. Segundo pesquisa de opinião a maioria dos médicos (84%), dos formadores de opinião (100%) e da população (94%) considera o exame do Cremesp uma iniciativa importante e acredita que a participação deveria tornar-se obrigatória. Já os estudantes encontram-se divididos: 56% deles posicionam-se contra a realização do exame. (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade