Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/06/2017

Estudantes de medicina conhecem nova equipe da Prefeitura

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Mais de 50 estudantes complementarão os estudos nas unidades médicas de Penápolis

O prefeito Célio de Oliveira e o vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin se reuniram nesta semana com os estudantes de medicina que realizam estágio profissional na rede municipal de saúde de Penápolis. No encontro, realizado na Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, os alunos vindos de várias partes do país, puderam conheceram os atuais comandantes do município, inclusive o atual secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz.
A reunião foi acompanhada pelo diretor técnico da Santa Casa, o médico Abel Costa; pelo Coordenador do Estágio e Chefe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o médico Ronny Sumer; e pela gestora da Santa Casa, Renata Vidal. Também esteve presente o representante da Universidade Brasil, o médico Alessandro Rogério Botaro.
Os estudantes de medicina chegaram para estágio no sistema de saúde de Penápolis por meio de uma parceria com a Universidade Brasil (campus de Fernandópolis). A universidade repassa à Santa Casa um recurso no valor de R$ 60 mil mensais. O montante é dividido entre os médicos supervisores do estágio e a Santa Casa.

Parceria
Segundo o prefeito Célio de Oliveira, o projeto que permitiu a vinda dos alunos foi idealizado em julho de 2016. “Iniciamos as tratativas com a Universidade Brasil no ano passado, para possibilitar a vinda dos estudantes para a nossa cidade. A parceria foi efetivada no início deste ano e traz à cidade mais de 50 estudantes de medicina que estão revalidando o diploma obtido em outros países”, explicou Célio.
Já estão na cidade 35 alunos de medicina que frequentaram universidades em outros países da América Latina. Outros 18 estudantes chegam à cidade nos próximos dias para o início do aprendizado no dia 01 de julho. Pelo período de um ano, os alunos terão aulas complementares para conhecer a vivência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Complemento
Neste período, os estudantes complementarão seus estudos para obter a equiparação da grade curricular. Só após a conclusão deste curso, os estudantes obterão seu registro junto ao Conselho Regional de Medicina. Sob a supervisão dos médicos preceptores, os alunos acompanham os trabalhos na UTI e Centro Cirúrgico da Santa Casa e no Pronto Socorro Municipal. 
“Agora os futuros médicos também irão acompanhar os trabalhos das unidades básicas de saúde. Parte dos estudantes já auxilia as equipes do Programa Saúde da Família na Macro I, no bairro Jardim Eldorado. Mesmo que não possam atender a população, nem prescrever medicamentos, os estudantes auxiliam o corpo clínico durante as consultas e procedimentos”, afirmou o prefeito Célio.
“É uma enorme satisfação que nossa Santa Casa e a saúde municipal sejam referência para estes futuros médicos. A cidade está contribuindo para a formação profissional e humana desses estudantes. Consequentemente, eles auxiliam a nossa equipe médica no atendimento à população”, finaliza.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade