Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/04/2008

Estudantes da FASSP avaliam pressão arterial de usuários do Parque Maria Chica

Detalhes Notícia

Na manhã de ontem, as pessoas que freqüentam o Parque Maria Chica para a realização da tradicional caminhada, foram surpreendidas pelos estudantes do primeiro termo de Fisioterapia da FASSP (Faculdade de Saúde São Paulo) que estavam lá para aferir a pressão arterial dos usuários daquele espaço. Assim que chegavam ao local, as pessoas tinham suas pressões arteriais aferidas, sendo que o procedimento era realizado após o término da atividade física.
Ao todo foram avaliadas 18 pessoas, das quais algumas sabiam ser portadoras de hipertensão arterial e já passaram por avaliação médica e tomam medicamentos para controlá-la, e três outras desconheciam ser vítimas dessa patologia.
Além da análise da pressão, os usuários do parque puderam verificar a freqüência cardíaca. A avaliação foi realizada em jovens e idosos, do sexo masculino e feminino. As atividades realizadas pelos estudantes da FASSP fazem parte da disciplina “Fundamentos de Fisioterapia”, e segundo o docente responsável pela matéria e coordenador de estágios da Faculdade de Saúde São Paulo, o fisioterapeuta e educador físico Fábio Campanelli, o objetivo foi fazer com que os alunos tenham, desde o primeiro ano de curso, contato com a sociedade e possam sentir a realidade da profissão que escolheram. “Como os estágios acontecem apenas no sétimo e no oitavo semestre do curso, acreditamos que através dessas experiências, quando chegarem ao período em que realizarão essa parte prática do curso, os estudantes já estejam acostumados com a situação e desta forma reduzam a ansiedade de ver os resultados da profissão”, explica Campanelli.
O docente destaca a importância deste primeiro contato com a população, pois além do trabalho feito quando se está aferindo a pressão arterial e avaliando a freqüência cardíaca, os estudantes precisam lidar com a forma de abordar essas pessoas. Por outro lado, Campanelli informa que através dessas atividades, a população tem condições de conhecer um pouco do trabalho que a FASSP vem realizando, pois além do curso, a instituição tem importante atuação na sociedade local. O coordenador de estágios da FASSP diz que a faculdade oferece à comunidade os cursos de Fisioterapia e Enfermagem, todavia, a população precisa saber que por trás dos cursos são oferecidos serviços especializados de saúde à sociedade, que pode ser beneficiada com esse trabalho. “A nossa instituição não oferece apenas cursos, mas também presta um atendimento aos moradores da cidade e caminha para firmar parcerias com as instituições públicas e outros convênios para que a assistência seja ampliada a todos os cidadãos”, conclui Campanelli. (Assessoria de Imprensa)

Foto: Campanelli conversa com os universitários da Faculdade de Saúde São Paulo antes do início das atividades no Parque Maria Chica

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade