Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/11/2017

Estragos Cidade sofre prejuízos com forte chuva na madrugada

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Enxurradas acabaram destruindo parte dos taludes que ficam no Maria Chica, em frente à prefeitura

DA REPORTGEM

A cidade de Penápolis teve grandes prejuízos com a forte chuva que caiu sobre a cidade no início da madrugada desta quarta-feira (22). A precipitação, que chegou a 80 milímetros, causou danos em ruas que foram alagadas, casas e estabelecimentos comerciais que foram invadidos pela água e também por conta do rastro de sujeira que os moradores encontraram durante a manhã. 
De acordo com o que foi apurado, a chuva teve início por volta da meia-noite. Os primeiros relatos de alagamentos de ruas foram registrados minutos depois por usuários de redes sociais na internet. Os principais relatos eram da grande quantidade de água que corria nos córregos que cortam a cidade.
O principal deles, o Córrego Maria Chica, transbordou e levou água para estabelecimentos comerciais e residências que ficam na marginal. Diversos vídeos foram postados na internet mostrando a força da água. Em um deles é possível observar o rio passando por cima da ponte da rua Irmãos Chrióstomo de Oliveira. Já em outro vídeo, é possível ver o córrego transbordando na altura da rua Amazonas, que também sofreu com os alagamentos. Comerciantes locais tiveram que passar a manhã limpando a lama deixada pelas enxurradas.
A força da água no Córrego Maria Chica foi tanta que uma parte da canaleta de concreto que fica em frente a prefeitura não aguentou e cedeu. Com o deslizamento de terra, parte do asfalto próximo à rua Dr. Ramalho Franco ficou prejudicado. Logo pela manhã, funcionários da prefeitura trabalharam na limpeza do local. Parte do trecho afetado foi interditado, mas não chegou a atrapalhar o trânsito.
A chuva também causou prejuízos em uma casa na rua Adolfo Hecht, próximo à região central. A água chegou a derrubar parte do muro de sua casa. Como o imóvel fica abaixo do nível da rua, a casa foi invadida pela água. Apesar do incidente, ninguém se feriu. 

Luis Osório
Os estragos também foram registrados na avenida Luis Osório, no cruzamento da rua Augusto Pereira de Moraes. O trecho teve seu novo recape entregue pela prefeitura na semana passada. Esta parte da avenida foi inclusa em um pacote de R$ 307 mil oriundos do Governo do Estado para a troca de bloquetes na avenida e aplicação da massa asfáltica em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente).
No cruzamento destas duas vias, além de buracos, parte do asfalto foi praticamente arrancado. A reportagem esteve no local durante a manhã e muitos munícipes que passavam pelo local reclamaram do prejuízo.
A reportagem questionou ainda a prefeitura, por email, a respeito do planejamento para as obras do local, mas a pergunta não foi respondida. Entretanto, a prefeitura informou, em release divulgado à imprensa, que já acionou a empresa responsável pela obra para refazer o serviço, mas não informou quem arcará com os custos. (Rafael Machi)

 

Prefeitura faz limpeza em pontos da cidade

 

Nesta quarta-feira (22) pela manhã, a Prefeitura de Penápolis teve muito trabalho para socorrer inúmeros estragos provocados em várias regiões da cidade, por conta da forte chuva que caiu na madrugada. Segundo dados fornecidos pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), choveu 82,3 milímetros. 
Conforme relatou a Secretaria Municipal de Obras e Serviços, foram registrados danos na malha asfáltica em muitos trechos, sendo alguns maiores na região do Jardim Del Rey, próximo ao posto Peixinho e na avenida Luiz Osório, nas proximidades da antiga Casa da Agricultura. Neste último trecho, segundo o secretário de Obras Dirceu Araújo do Vale, a pavimentação havia sido feita recentemente, e por conta do grande volume e velocidade das águas que escoaram pela rua Augusto Pereira de Moraes, sofreu avarias. Ainda segundo Dirceu, o estrago foi motivado pela ausência das bacias de concreto (“sarjetões”) no entroncamento das vias.
“Infelizmente a pavimentação foi feita recentemente e não deu tempo de finalizar o trabalho de construção das bacias nos cruzamentos, ocasionando o estrago”, explicou.
O secretário informou que a empreiteira contratada para fazer o serviço já foi notificada e vai refazer os locais que tiveram danos. 
As águas da forte chuva também provocaram grande erosão na entrada do bairro São Francisco, onde derrubaram cerca de 100 metros de guias, além de prejuízos no asfalto.
Já na região onde está sendo construído o Residencial Marco Guerreiro houve transbordamento de leras de terra colocadas para inibir que águas de chuva fossem para a rodovia Kemil Rahal. Uma faixa de cerca de 1 quilômetro da estrada ficou tomada pela terra, que não suportou a força da enxurrada. A esse respeito, o secretário de Obras informou que a empresa que constrói o loteamento, a Lomy Engenharia, já foi notificada para fazer a limpeza da pista.
O muro de uma residência da avenida Adolpho Hecht teve uma parte danificada pela chuva. Segundo Dirceu do Valle a prefeitura está fazendo valetas e leras lindeiras à linha férrea para inibir o curso da água da chuva, mas revelou que o problema na região é causado pelo nível das construções; os terrenos e casas estão abaixo do nível da rua em no mínimo 1,5 metros. “A casa foi construída num terreno mais baixo que o nível da rua, e isso é um grande problema, pois a tendência da água é escoar para baixo. Estamos fazendo o possível para desviar o curso da enxurrada”, afirmou.

Limpeza
Frentes de trabalho da Secretaria de Obras atuaram ontem durante todo o dia na limpeza de bueiros e galerias entupidos por galhos, folhas e outros resíduos, e na retirada de árvores e galhos que caíram sobre a via pública em diversos lugares. 
Com relação à zona rural, os maiores danos foram em alguns mata-burros do bairro Cagliari e na ponte de madeira do bairro Córrego Grande, na região do Malheiros, onde houve queda da cabeceira. A ponte teve de ser interditada.
O secretário esclareceu que ainda não é possível saber qual o valor do prejuízo, já que o levantamento de danos ainda está sendo feito. Ele ainda reforçou que os reparos de obras não poderão ser efetuados enquanto não houver estiagem. “Vamos fazendo aos poucos, socorrendo os pontos mais urgentes à medida que as condições climáticas forem permitindo”, assegurou. (Secom-PM)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade