Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/09/2010

Estiagem reduz números de casos de dengue

Até o final do mês de julho o município de Penápolis vinha apresentando redução nos números de casos notificados e positivos de dengue, quando 24 casos foram registrados. Em julho o levantamento não chegou a 10 casos notificados e até o momento, com o  período de estiagem, as notificações estão praticamente zeradas. O Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, comandado pelo médico veterinário Vlademir Marangoni Filho, tem alertado a população para que continue mobilizada, executando as ações de verificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e os trabalhos realizados de forma conjunta, entre o Município e o Estado, continuam sendo desenvolvidos normalmente, mesmo com a redução dos casos. O Serviço de Vigilância e a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) pedem a colaboração dos munícipes para que continuem atentos no sentido de evitar a proliferação do mosquito. Segundo o agente de saneamento Henrique Scudeller, essa colaboração é fundamental para o controle da dengue no município e explicou que o trabalho continua durante o período de estiagem. “Mesmo na estiagem a população deve continuar prevenindo e não deixar água parada”, explicou. Apesar da estiagem e o mosquito aparecer em menor escala, o trabalho preventivo continua com o controle vetorial e visitas casa a casa através dos agentes e pesquisa/tratamento químico, em pontos estratégicos, para o controle e bloqueio mecânico, e químico de criadouros.

Pneus
Ainda sobre a dengue, continua o trabalho do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) que visa coletar os pneus inservíveis, que são encaminhados para reciclagem ou descarte correto. Essa proposta, segundo o diretor do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, visa eliminar os pneus que estão em locais inadequados e prejudicam a saúde pública. “Como todos sabem, os pneus podem ser criadouros de focos e proliferação da dengue, e o Daep, entendendo a necessidade em evitar esse problema, coloca em prática a coleta”, disse.

Escorpiões
O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Penápolis, que vinha recebendo diversas chamadas de munícipes que encontraram escorpiões dentro de casa, nos quintais e terrenos próximos às residências, informou que o índice de incidência deste tipo de animal diminuiu agora no período de estiagem. Essa diminuição, segundo o Serviço de Vigilância Epidemiológica, não impede que o munícipe continue atento e siga as orientações sobre quais os cuidados para evitar o aparecimento desse bicho, como capturá-lo com segurança e como proceder caso alguém seja picado por um escorpião. O agente de saneamento Henrique Scudeller informou que os escorpiões são encontrados próximos a locais que abrigam materiais de construção, geralmente com alta umidade, que são condições favoráveis para seu habitat e procriação. Informou ainda que o Serviço adquiriu lanternas especiais e fará o levantamento de áreas propícias ao aparecimento de escorpiões. Posteriormente, em horários noturnos, os agentes farão a captura. Todo o trabalho desenvolvido nesta área tem o acompanhamento do chefe de Serviço da Vigilância, Vladimir Marangoni Filho, que sempre faz questão de orientar as pessoas para que mantenham os quintais e terrenos limpos, evitando a presença de escorpiões. Ele alerta ainda que, em caso de aparecimento de escorpiões, a população deve comunicar o Serviço de Vigilância Epidemiológica, que também dispõe de funcionário e equipamento próprio para capturar o bicho. O telefone da Vigilância é o 3652.7802. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade