Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/11/2006

Estiagem começa a trazer problemas para a agricultura

A longa estiagem deste ano, conforme destacou o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura, Valdir Dias, já começa a trazer problemas para a agricultura da região. Este mês, dados do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis, mostram registro de apenas 7,0mm de chuva por metro quadrado, índice considerado muito fraco.

Nesta avaliação, entretanto, não está inserida a marca obtida na noite de sexta-feira, quando choveu na cidade. Apesar de amenizar o forte calor e apagar a poeira, poucos foram os benefícios concretos para a agricultura. Há mais de um mês também não é registrado um bom nível pluviométrico. Apenas dia 16 de outubro o índice chegou a 27,8 mm e dois dias antes a 47,6 mm por metro quadrado. “De maneira geral a falta de chuva em nossa região está começando a prejudicar a agricultura, em especial os plantios novos, que foram realizados em outubro. Quem plantou nesta época está começando a sentir o dissabor de ver a plantação se perder, apesar de não ser possível ainda avaliar em que porcentagem”, afirmou o engenheiro.

A falta de chuva, conforme relatou, prejudica todas as cultuas. “No caso dos criadores de gado, com o pasto oferecendo pouco alimento aos animais, ocorre a queda tanto na produção do leite como da carne”, destacou Valdir.

A cana-de-açúcar, que ocupa grande área do município, deverá sentir os reflexos da estiagem somente na próxima safra. “Após o corte da cana ocorre a rebrota e, sem chuva, a produção ficará comprometida. Já as canas que foram cortadas recentemente não foram afetadas, pois elas já se desenvolveram por completo. Porém, quem plantou recentemente com certeza terá prejuízo”, afirmou Valdir. Apesar de estar fora de época, alguns produtores ainda estão se arriscando em plantar, mas tecnicamente, segundo Valdir não se recomenda o procedimento. “Existe o risco de se perder tudo”, complementou. Segundo a meteorologia, a previsão para hoje em Penápolis é de sol com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Amanhã, nublado com chuva de manhã e temporal a tarde e à noite. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade