Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/08/2013

Estatísticas revelam diminuição na maioria dos crimes

DA REPORTAGEM

 

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) divulgou esta semana as estatísticas sobre os crimes registrados em delegacias de todo o Estado no mês de julho. Em Penápolis a maioria dos crimes registrados todos os meses apresentou significativa diminuição.

Segundo o levantamento divulgado pelo órgão, entre os casos mais graves, apenas furto teve aumento, já que em julho foram 51 casos contra 45 registrados no mês anterior. Meso assim, os dados ainda são considerados positivos, uma vez que se comparado com o mesmo período de 2012, há uma diminuição, já que na época a polícia havia registrado 54 casos de furto em Penápolis. Em relação aos roubos ocorridos a Secretaria registrou queda, sendo 12 em junho deste ano contra sete casos ocorridos em julho. O número de furto de veículos manteve igual nos últimos dois meses com apenas um caso registrado.

Os flagrantes de tráfico de entorpecentes tiveram uma queda no mês de julho, quando a polícia registrou sete casos e em junho nove. Os casos de estupro se mantiveram baixos, apresentando queda de junho para julho, sendo de dois para um apenas. Os casos de homicídios se mantiveram zerados, bem como os de latrocínio – roubo seguido de morte – em ambos foi registrado apenas um desde o início do ano. Os dados são resultados de ações em conjunto entre a Polícia Militar e a Civil que ao longo dos anos, vem contribuindo para significativa redução de ocorrências.

A PM conta com os trabalhos de inteligência da corporação, que vão desde a identificação dos locais, horários, estatísticas e modo operante dos criminosos, até as denúncias anônimas e ao cidadão bem informado que adota medidas de prevenção. Diversos trabalhos são feitos pela PM para coibir ações criminosas como bloqueios nas ruas, abordagem de pessoas suspeitas, entre outras.

A PM também dispõe de serviços do CPI-10 de Araçatuba, que está sempre à disposição para atender as necessidades do policiamento em Penápolis, como a Força Tática e o Helicóptero Águia. Mesmo com a ação da polícia ainda é difícil controlar algumas ações, pois muitos aumentos na criminalidade estão relacionados ao fato de bandidos que haviam sido detidos serem soltos, voltando a agir na sociedade até que sejam identificados e novamente presos pela polícia.

 

Estado

Os homicídios no Estado de São Paulo caíram no mês de julho pelo quarto mês consecutivo, seguindo a tendência apontada nos meses anteriores.

Foram 313 casos no mês, o menor número dos últimos 25 meses, e queda de 10,06% em relação a julho de 2012. Na comparação com igual período dos anos anteriores, julho teve a segunda menor quantidade de homicídios desde 2001, quando os dados de criminalidade começaram a ser computados nos moldes atuais. A redução dos homicídios vem ocorrendo desde a adoção de uma série de medidas pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, como a realização de reuniões bimestrais com os chefes das polícias Civil e Militar de todas as regiões do Estado para discutir ações integradas visando derrubar os indicadores da criminalidade e estabelecer metas de redução. Em julho, a eficiência das polícias Civil e Militar alcançou um patamar recorde em relação às prisões e aos flagrantes de tráfico de entorpecentes. Preparação e inteligência foram algumas das estratégias adotadas para a realização de 13.115 prisões em julho de 2013. É a melhor produtividade policial para o mês desde 2001. Em comparação com o mesmo mês do ano passado - quando foram feitas 11.592 prisões - houve um aumento de 13,14%, ou 1.523 registros do indicador de produtividade policial.

As polícias também realizaram mais apreensões de drogas ou prisões de traficantes em julho. O indicador de produtividade teve melhora, com 15 flagrantes a mais. Em julho de 2012 foram elaborados 3.416 boletins de ocorrência de tráfico de entorpecentes, o número subiu para 3.431 em julho de 2013 – 0,44% a mais. Esse tipo de ocorrência depende totalmente da ação policial e o crescimento indica maior eficiência das polícias Civil e Militar para apreender drogas e prender traficantes.

 

(Por Rafael Machi, com informações da SSP)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade