Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/01/2014

Estatísticas mostram variação no número de crimes

DA REPORTAGEM

 

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) divulgou esta semana os dados estatísticos referentes ao número de crimes ocorridos em Penápolis durante todo o ano de 2013. Quando comparados os números obtidos no mês de novembro com os de dezembro é notável um pequeno aumento na maioria dos crimes registrados. No entanto, o destaque fica para os casos de furtos, que caíram pela metade de um mês para outro. O aumento também é percebido quando comparados os dados entre os anos de 2012 e 2013, a diminuição do número de furtos é destaque, é o menor dos últimos 12 anos, com apenas 646 casos registrados, uma média de menos de dois furtos por dia.

Segundo os dados da secretaria, em dezembro, Penápolis registrou um homicídio doloso – quando há intenção de matar – enquanto em novembro nenhum caso foi registrado. O mesmo acontece com os casos de latrocínio – roubo seguido de morte. Um dado interessante, é que nenhuma morte por acidente de trânsito foi registrado no mês de dezembro. Os roubos tiveram um aumento entre um mês e outro. Em novembro foram registrados apenas dois, e dezembro subiu para seis. Vale ressaltar que mesmo com o aumento em roubos, o número ainda se manteve na média geral do ano, sem contar que entre os meses de abril e junho este número era mais que o dobro.

Os casos de roubo de veículos se mantiveram baixos, em dezembro apenas um caso foi registrado. Em relação aos furtos de veículos, nos meses de novembro e dezembro foram registrados quatro casos. Os dados mais interessantes são os de furto em geral. Em novembro de 2013 foram 60 casos, em dezembro caiu pela metade, sendo registrados 32 furtos. Em dezembro de 2013 ainda foram registrados três casos de tráfico de entorpecentes e um estupro.

 

2012 X 2013

A Secretaria de Segurança Pública divulgou também os dados comparativos entre os anos de 2012 e 2013. Em 2013 Penápolis registrou dois casos de homicídio doloso, e no ano anterior apenas um.

Os números podem ser considerados baixos, já que em anos anteriores se mantiveram iguais ou superiores – com exceção de 2004 e 2001 com um caso. Em 2005 os homicídios dolosos chegaram a 10 casos. Os roubos também obtiveram um aumento entre 2012 e 2013. No ano passado foram 95, e no ano anterior 88. O mesmo acontece com os furtos ou roubo de veículos, quando 41 casos foram registrados em 2012 e subiu para 57 em 2013. Novamente o destaque na redução foi para os furtos em geral. Penápolis registrou apenas 646 casos em 2013, sendo este o menor número registrado nos últimos 12 anos. Em 2012 os furtos somaram 725, o maior já registrado desde o início do levantamento feito pela (SSP) foi em 2001, quando 1.565 furtos foram registrados na cidade.

 

Polícia Militar

Segundo o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, Capitão Luiz Antônio Flauzino, mesmo com os aumentos registrados no ano de 2013, os dados ainda devem ser considerados baixos, já que eles se mantêm na média ou até mesmo abaixo aos registrados em anos anteriores. "Assim como aconteceu com os homicídios dolosos, os outros crimes também se mantiveram abaixo de anos anteriores. Os roubos, por exemplo, embora tenham aumentado em relação a 2012, obtivemos números bem abaixo dos registrados em 2010, quando os casos chegaram a 148", explicou. O capitão enalteceu os números de furtos, sendo os menores da última década. "Tivemos uma redução histórica em Penápolis. É claro que, apesar do número positivo, vamos continuar buscando dados ainda mais baixos, não somente para os furtos, mas para todos os crimes que têm ocorrido na cidade, buscando combatê-los através da prevenção", ressaltou. Ainda pensando em prevenção, Flauzino comentou que para 2014 a PM estuda a possibilidade, se necessário, da realização de operações especiais. "Se houver necessidade poderemos ter o retorno de operações pelo município. Esta é uma boa ação para se coibir delitos e combater o tráfico, que indiretamente gera o furto, o roubo e até mesmo o homicídio, levando maior sensação de segurança para a população", afirmou. Também é destaque na PM a importância das denúncias feitas por pessoas que presenciam determinados crimes ou que possuem informações que possam levar ao criminoso e assim ser efetuada sua prisão.

"A população tem contribuído muito neste sentido, mas precisamos de mais envolvimento das pessoas para que haja as denúncias que contribuam com a polícia também no sentido de diminuir a criminalidade. Elas podem ser feitas de forma anônima através do telefone190", finalizou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade