Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2012

Estatísticas mostram desenvolvimento em Penápolis

Imagem/Arci Lourenço
Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

 

Hoje os penapolenses estão comemorando os 104 anos de fundação de Penápolis, também chamada de "Princesa da Noroeste", conhecida por seus museus, que mostram parte da cultura da cidade. Diversas relíquias e contos podem ser encontrados nos museus do Folclore, Museu Histórico e Pedagógico "Fernão Dias Paes" e o Museu do Sol, um dos únicos dedicados à arte Naif da América Latina, que por problemas financeiros, provisoriamente está fechado. Penápolis tem grande projeção nas mídias de todo o país, pois além de alguns artistas que divulgam a cidade, como Sabrina Sato, Pepita Rodrigues e Guilherme Santana, há também os esportistas como o maratonista Solonei Silva e o judoca Breno Alves. Hoje outro grande divulgador da cidade no esporte é o CAP - Clube Atlético Penapolense - que ganhou destaque após a ascensão do time para a elite do futebol paulista, a Série A-1 do Campeonato Paulista, que a partir de janeiro de 2013 enfrentará os grandes e tradicionais clubes como o São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras e Portuguesa.

Os penapolenses também são vistos como pessoas de fé, pois a cidade possui o segundo Santuário do Brasil dedicado a São Francisco de Assis, e teve em sua história de fundação, ligação direta com os Frades Capuchinhos da Ordem Franciscana. A presença deles em Penápolis remonta ao ano de 1906. Segundo os documentos assinados por frei Boaventura de Aldeno, em 1907 Manoel Bento da Cruz - que loteava e vendia terras nesta região - conseguiu de Eduardo José Castilho e de sua esposa, Ana Melvira de Castilho, cem alqueires de terra para os Capuchinhos no local denominado "Maria Chica". Em 21 de outubro de 1908 chegaram a terra em fase de povoamento, os freis Bernardino, Boaventura, Sigismundo de Canazei e José de Cassana, e no dia 25 desse mesmo mês, Frei Bernardino celebrou a primeira missa, constituindo-se assim a fundação da cidade.

 

Estatísticas

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Penápolis possui cerca de 58.510 habitantes e o território total do município é de 711 Km2. O principal bioma da região que cerca a cidade é o de mata atlântica. Em 1991, a estimativa populacional era de 48.285 habitantes, em 2000 esse número havia aumentado para 54.635. Anualmente são realizados na cidade cerca de 342 casamentos, enquanto que o número de separações gira em torno de 85, e divórcios quase 150. Outra informação que o Instituto revela é quanto à porcentagem aproximada de professores que atuam na cidade, sendo que 58,3% são do ensino fundamental, 12,6% do ensino da pré-escola, e 29,1%, pertencem ao ensino médio. Ainda na área da educação, 65% dos alunos matriculados, são do ensino fundamental, enquanto 22,7% são do ensino médio e 11,7% são matriculados pré-escola. O IBGE revela ainda que 58,1% dos estabelecimentos de saúde registrados no município são privados, os municipais representam 41,9%. Penápolis também registrou um grande aumento na frota de veículos que circulam nas ruas do município. Os automóveis são 49,6%, motocicletas 28,2%, caminhonetes 6,4% e 8,8% ônibus. O instituto revelou também que as estatísticas de mortes ocorridas em hospitais da cidade, 51,5% são homens e 48,5 mulheres. Já o SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) mostra que em 2010, 6,7 dos nascimentos em hospitais da cidade, são de mães com menos de 18 anos. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade