Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/04/2018

Estatística: Aeroporto registra crescimento de vôos não regulares

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O aerporto de Penápolis possui estrutura física para receber vôos comerciais, mas depende de homologação da ANAC

DA REPORTAGEM

O número de vôos no Aeroporto Dr. Ramalho Franco, em Penápolis, quase dobrou nos três primeiros meses de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017. Os números foram divulgados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). O levantamento estatístico apresentado recentemente mostra que o aumento no número de pousos e decolagens no aeroporto local acompanha o aumento já constatado nos últimos dois anos e uma possível recuperação em relação a anos anteriores. Já o número de passageiros se manteve estável. Apesar de não ser um aeroporto utilizado na aviação comercial, o de Penápolis registra a movimentação de passageiros de vôos particulares, os chamados não regulares. Segundo o levantamento feito pelo Daesp, entre janeiro e março deste ano, o aeroporto local registrou 650 vôos não regulares, dando uma média de sete pousos e decolagens por dia. O crescimento foi significante, já que no mesmo período de 2017, o total registrado pelo Daesp foi de 384 pousos e decolagens, média de quatro por dia. Somente no mês de março deste ano, foram 163 vôos, também se mantendo acima do registrado em março do ano passado, quando foram 150 vôos. O crescimento neste primeiro semestre tem acompanhado tendência dos últimos dois anos. Em todo o ano de 2017 foram 2.066 aeronaves que passaram pelo aeroporto local. Já no ano anterior, em 2016, o registro foi de 1.839, que chegaram ou partiram, evidenciando o crescimento. A expectativa é que este crescimento obtido em 2016 e 2017, bem como o já registrados no primeiro trimestre de 2018, estabeleçam uma recuperação no número de vôos no aeroporto de Penápolis, já que em 2015, foram 2,7 mil pousos e decolagens.

Passageiros
Já o número de passageiros que embarcaram ou desembarcaram em Penápolis se manteve estável no início deste ano. Foram 171 passageiros que passaram pelo aeroporto local. Deste total, 68 foram somente no mês de março.  O acumulado do primeiro semestre se manteve bastante estável quando comparado ao mesmo período de 2017, quando foram registrados 166 passageiros. A maior diferença foi em relação ao mês de março, já que no ano passado, foram 80 passageiros utilizando o aeroporto naquele mês. Em 2017, o aeroporto Ramalho Franco recebeu 808 passageiros de vôos não regulares, em 2015 este número chegou a 2,5 mil.  

Investimentos
O Aeroporto Doutor Ramalho Franco foi inaugurado em 22 de Fevereiro de 1986 e atende a um importante pólo industrial. Sua demanda de vôos vem de empresas de diversos ramos, como irrigação, turismo, açúcar, construção e manutenção de aeronaves. Em 2012, o Daesp investiu R$ 1,15 milhão com recursos do governo do Estado em reformas do aeroporto.  Entre estas obras está à implantação de infraestrutura para operação de vôos VFR- Noturno, possibilitando a iluminação da área de embarque e desembarque de passageiros, além da visualização aérea, por parte dos pilotos, da pista central durante a noite. Foram instalados diversos novos equipamentos, como torre com refletores rotativos que serve para orientação de pilotos que estão voando e as torres com refletores voltados para o pátio destinado ao embarque e desembarque de passageiros, possibilitando o trabalho de funcionários para conduzir as aeronaves aos seus respectivos locais de parada. Também foram instalados ao redor da pista, sinalizadores de solo para o balizamento noturno. Este equipamento é fundamental para que o piloto, ao se aproximar do aeroporto se oriente sobre a localização exata da pista, permitindo fazer um pouso seguro. Com a implantação do sistema de operação noturna o aeroporto de Penápolis passou a ter possibilidades de receber vôos comerciais, já que a estrutura física da pista é considerada de boas condições. Mas, para que isso ocorra é necessário, haver o interesse das companhias aéreas, e uma autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).  O aeroporto Ramalho Franco possui uma pista de 1,5 mil metros de extensão por 30 metros de largura. Ela tem capacidade para receber, por exemplo, aviões como o ATR-72 turbo hélice, com capacidade para até 68 passageiros. Este modelo é muito utilizado pela Azul Linhas Aéreas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade