Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/08/2018

Espetáculo infantil: "Carta da Terra Vivências musicais" traz alerta da natureza

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
O repertório é composto de canções autorais de Ana Person, com diversidade rítmica e compreensão dos conceitos da Carta da Terra

DA REPORTAGEM

Será realizado na manhã deste sábado (18) na Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, a partir das 10h00, a apresentação do espetáculo infantil “Carta da Terra Vivências musicais”, que tem como objetivo, através da arte chamar a atenção das crianças para os desequilíbrios materiais, psicológicos e emocionais, associados ao consumo desenfreado que vem esgotando os recursos naturais do planeta, colocando em situação vulnerável a atual e as futuras gerações. A entrada é gratuita. 
“Carta da Terra Vivências musicais” é um espetáculo cênico musical idealizado pela compositora, cantora e arte educadora Ana Person, que se inspirou no documento Carta da Terra, para compartilhar com as crianças uma experiência interativa de sensibilização sobre os princípios de sustentabilidade. “Diante da necessidade urgente mundial de cultivar valores como ética, respeito às diferenças, cuidado com toda forma de vida, consumo consciente, justiça, paz, entre outros, o projeto traz em sua essência o compromisso de inspirar novos paradigmas através da Arte”, afirmou.
O conceito artístico da vivência é o fazer musical criativo, com intuito de enternecer, sensibilizar, integrar e compartilhar com o jovem, valores e princípios para uma convivência mais justa e sustentável no presente e no futuro, rumo à tão sonhada comunidade ideal. “Através do revezamento no manuseio de instrumentos musicais feitos de material reciclado, incentivamos a expressão musical e a reflexão de temas com exercícios rítmicos, melódicos e o canto de letras sobre gentileza, cuidado, aceitação, respeito às diferenças, reaproveitamento e cidadania”, destacou. 
Durante o espetáculo, voltado para crianças com idade entre 06 e 12 anos, elas assistem à encenação dos personagens e intervém cantando canções, fazendo percussão corporal em grupo e revezando o manuseio de instrumentos musicais feitos com objetos reciclados e disponibilizados no palco.

Objetivos
Desta forma, o espetáculo “Carta da Terra Vivências musicais” tem o objetivo de sensibilizar de forma lúdica e educativa os conceitos, de bem comum e sustentabilidade, contidos no documento Carta da Terra, além de realizar experimentações com o Canto, com a percussão corporal e com o manuseio de instrumentos musicais reciclados como forma de expressão dos sentimentos. 
Durante o espetáculo, as crianças participantes terão a oportunidade ainda de conhecer canções com conteúdo temático que conduzam à valorização de toda forma de vida e o respeito às diferenças, percebendo a música dentro de si, expressando a musicalidade e exercitando a capacidade criativa, a disciplina, a atenção, a concentração, a iniciativa, o saber ouvir o outro, a aceitação e o respeito. O repertório é composto de canções autorais de Ana Person, com diversidade rítmica, temática e harmonias bem elaboradas que proporcionam a interatividade e a compreensão dos conceitos da Carta da Terra.
A história se desenvolve entre dois personagens: Cigarra Mundi, moradora do Planeta Terra, que canta, inventa músicas, confecciona instrumentos musicais com objetos reciclados, protetora do meio ambiente e o Mensageiro das Galáxias, habitante de outro planeta que vem entregar uma carta aos moradores da Terra. Entre pistas, descobertas, canções e dinâmicas musicais em grupo, o conteúdo da carta, é finalmente desvendado e compreendido.

Material pedagógico 
Além do espetáculo teatral desenvolvido especialmente para as crianças, Ana Person disponibiliza ainda mais conteúdo deste universo através da internet, ampliado o relacionamento com os pais, educadores, outros atores do cotidiano da criança e interessados em utilizar a música na educação infantil. No site www.anaperson.com.br/cartadaterra, são disponibilizados gratuitamente áudios, letras e partituras das canções, sugestões de dinâmicas musicais, material para consulta e desenhos para colorir, cuidadosamente selecionados para auxiliar na formação do Ser e na compreensão dos princípios do documento Carta da Terra. 

(Rafael Machi – com informações Ana Person)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade