Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/06/2015

Especializado: Alunos recebem atendimento nas Salas de Recursos

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Na Sala de Recursos, os alunos contam com atendimento de professores especialistas e diversos recursos multifuncionais, como computadores, jogos e vídeos

Com o objetivo de promover um ensino de qualidade a todos os alunos, sem exceção, a Secretaria Municipal de Educação oferece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), para aquelas crianças que apresentam uma dificuldade mais acentuada de aprendizagem em sala de aula. Esse atendimento é feito por professores especialistas, nas Salas de Recursos Multifuncionais. 
Conforme explicou a coordenadora pedagógica geral do Ensino Fundamental e coordenadora da Sala de Recursos, Márcia da Silva Gomes Franzo, essas salas possuem uma metodologia diferenciada da sala de aula convencional. Os professores especialistas da Salas de Recursos estimulam os alunos a se desenvolverem nas suas diferentes habilidades, utilizando variados recursos multifuncionais. 
“Tudo isso é oferecido para que esses alunos avancem no seu desenvolvimento e aprendizado. Dessa forma conseguimos, de fato, fazer a inclusão; dando oportunidade de aprendizagem a todos os alunos para que eles se desenvolvam nas suas diferentes capacidades”, comentou a coordenadora pedagógica, Márcia Franzo. 
Além do atendimento com os professores especialistas, as Salas de Recursos contam com diversos recursos multifuncionais oferecidos aos alunos, tais como: computadores com programas específicos; jogos que estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico/matemático; literatura direcionada para as necessidades, vídeos, entre outros. 

Polos
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com sete escolas que possuem Polos da Sala de Recursos Multifuncionais, são elas: Emef Armelindo Artioli, Emef Casa da Amizade, Emef Marilena Cipriano Pereira, Emef Elza Nadai Silvino, Emef Marcos Trench, Emef Integral Darcy Buranello e Emef Integral Montaha Gibara Ayub. 
Os alunos recebem o atendimento na Sala de Recursos duas vezes na semana, em horário contrário às aulas regulares. Para aqueles alunos que precisam do AEE e não há sala de recurso na sua escola, a Secretaria de Educação fornece o transporte gratuito desse aluno até o Polo mais próximo, para facilitar aos pais. 
A identificação inicial do aluno que apresenta uma dificuldade mais acentuada é feita pelo professor da sala de aula. Esse aluno é encaminhado para a Secretaria de Educação e passa por uma avaliação aplicada pelo grupo interdisciplinar (pedagogo, psicólogo e fonoaudiólogo). Se constatada a necessidade do aluno frequentar a Sala de Recursos, a família é comunicada para autorizar o cadastro da criança. 
“Vale ressaltar que o atendimento especializado é oferecido apenas para aquelas crianças que não conseguem se desenvolver normalmente na sala de aula, mesmo com os estímulos oferecidos. Neste caso é feita uma triagem por profissionais capacitados. Em muitos casos mais comuns, os alunos conseguem alcançar o aprendizado e desenvolvimento com as aulas de reforço oferecidas em todas as unidades”, concluiu a coordenadora Márcia Franzo.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade