Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/06/2012

Especialista em Cicloturismo faz palestra no Lúmine

Arci Lourenço
Detalhes Notícia
Carlos Alberto Filipin (Cabé) e Dráusio Calasans, com Célio Gregório, são os divulgadores e incentivadores do grupo de Cicloturismo em Penápolis

Arci Lourenço de Almeida

Formado há cerca de seis meses, um grupo de amigos que curtem passeios de bicicletas, com a coordenação de Carlos Alberto Filipin (Cabé), Dráusio Calasans e Célio Gregório, estão organizando, divulgando e incentivando a prática do cicloturismo em Penápolis. Neste grupo que está realizando os passeios nas áreas rurais da cidade, aos domingos pela manhã, já estão cadastrados 70 pessoas com idade entre 16 a 70 anos.  Segundo Daltro Calasans, experiente no assunto - ele já realizou longos percursos de bike, um de Penápolis ao Rio Grande do Sul – o cicloturismo começou a crescer no Brasil após a promulgação do Código de Trânsito, que adotou medidas para proteger a vida dos ciclistas, como os motoristas que incorrerem no artigo 169: “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”, estão sujeitos a multas e outras penalidades. Atualmente é permitido o tráfego de bicicletas pelas rodovias do país. Segundo Cabé, o cicloturismo contribui para a saúde dos indivíduos, conscientiza para a importância da preservação do meio-ambiente, promove a organização, disciplina, além disso, é muito prazeroso e agrega a família. Com objetivo de alavancar a prática em Penápolis o grupo - com a ajuda de alguns patrocinadores – convidou para uma palestra, o especialista no assunto Antonio Olinto, que já percorreu 46.620 km pedalando por quatro continentes, visitando 81 Parques Nacionais em todo o mundo. Ele escreveu o livro “No Guidão da Liberdade” que atualmente está em sua quarta edição, realizou pesquisas, mapeou roteiros para incentivar outras pessoas a viajarem em bicicleta pelo Brasil, e também já escreveu vários artigos para revistas especializadas. Os trabalhos de Antonio Olinto ganharam reconhecimento internacional quando ele proferiu palestras em congressos internacionais como o “Velocity”, na Áustria, nas “Jornadas de Betanzos”- Espanha, a “V Jornadas - El Mundo en Bicicleta” em Burgos – também na Espanha. Com suas realizações e palestras Antonio Olinto tem sido o carro-chefe deste trabalho de divulgação no Brasil e tem servido de base e inspiração para muitos que se iniciaram no esporte e na aventura, como este grupo de cicloturismo que se formou a apenas seis meses em Penápolis, Se você é fã da bicicleta e tem prazer em pedalar, está convidado para participar da palestra “Volta ao Mundo de Bicicleta” que será proferida por Antonio Olinto, na próxima quarta-feira, às 20h00, no Cine Teatro Lúmine, a entrada é gratuita.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade