Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/05/2015

Especial Agricultura: Penápolis mais bonita com plantio de mudas em calçadas

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Mais de 50 mudas foram plantadas apenas no primeiro dia de execução do projeto

A Prefeitura de Penápolis iniciou na semana passada um projeto de arborização urbana, com o plantio de mudas nos espaços determinados nas calçadas, também chamados de meia lua. Todas as sextas-feiras, uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente percorre as ruas da cidade, observando as calçadas que possuem esses espaços vazios. Com a autorização dos moradores, os funcionários fazem o plantio de mudas na meia lua da calçada, sem custo algum ao munícipe. 
Para a realização desse projeto, cerca de 15 espécies de árvores foram criteriosamente selecionadas. Todas elas produzem flores das mais variadas cores e muita sombra, além disso, a altura não compromete a fiação e as raízes não são agressivas, portanto, não estragam as calçadas. As espécies são: oiti, ipê branco, calicarpa, bracatinga, pata de vaca, ipê de jardim, resedá gigante, quaresmeira, aroeira salsa, dentre outras.  
De acordo com o chefe de serviço de Agricultura, José Antônio de Oliveira, só no primeiro dia de realização do projeto, dezenas de mudas foram plantadas nas calçadas, com a autorização dos moradores. 
“A comunidade penapolense está aderindo ao projeto e a maioria dos moradores permitiu que nossa equipe plantasse as mudas de árvores. A única coisa que pedimos é que os moradores cuidem das mudas, para que elas cresçam e floresçam”, comentou José Antônio. 
Inicialmente o plantio de mudas em calçadas está sendo feito nas ruas da região central da cidade, entretanto, o projeto abrangerá todos os bairros da cidade. 
O secretário municipal de Agricultura, o engenheiro agrônomo Arata Assami, informa que nos próximos dias fará uma reunião com os comerciantes do centro da cidade, para explicar o projeto de plantio de mudas. 
“Assim como conseguimos o apoio dos moradores, acreditamos que os comerciantes locais também vão aderir ao projeto, permitindo o plantio de mudas nas calçadas. Dessa forma, além de contribuir com o meio ambiente, eles também poderão oferecer sombra aos clientes que estacionam em frente às lojas”, acrescentou Arata. 
Para o prefeito Célio de Oliveira, o projeto de arborização urbana é muito importante para a cidade, principalmente pela questão ambiental. 
“Daqui a alguns meses, a população vai notar a diferença da nossa cidade, pois estando mais arborizada, o clima será mais ameno e o visual mais bonito com flores coloridas”, comentou.
“Até o final de 2016, pretendemos plantar milhares de mudas de árvores. Essa será uma das marcas da nossa gestão, que se preocupa com as questões ambientais”, declarou o prefeito Célio de Oliveira. 

Verde Azul 
Além de todos os benefícios proporcionados à comunidade, o plantio de árvores na cidade também contribuirá para que Penápolis ganhe pontos no Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e consiga captar recursos para investir em questões ambientais. A arborização urbana é uma das 10 diretivas do programa e portanto, garante pontos ao município. 
“Dos mais de 600 municípios participantes, em 2014, Penápolis ficou em 38º lugar. Vamos continuar trabalhando na gestão ambiental, para que neste ano Penápolis fique entre os 10 primeiros do Programa Município Verde Azul”, finalizou o prefeito Célio de Oliveira.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade