Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/03/2007

Escolha: Secretaria Municipal de Agricultura tem novo titular

Desde ontem, 15, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Penápolis conta com novo titular. Assumiu a função oficialmente o engenheiro e professor Éder Fonzar Granato. Interinamente, outros secretários municipais vinham acumulando a função após a saída do ex-titular Luiz Augusto Soretz Freitas, que pediu exoneração para cuidar de assuntos particulares.

Convidado pelo prefeito João Luís dos Santos para conduzir a pasta, Éder Granato disse estar contente com o convite para assumir a secretaria e revelou considerar o trabalho como um novo desafio para sua carreira. “Sempre atuei em instituições privadas, por isso encaro como um desafio, mas tenho boas expectativas nesta nova fase. É uma oportunidade ímpar poder desenvolver esta tarefa” – afirmou.

“Acredito no excelente potencial de crescimento que Penápolis tem, principalmente na área sucroalcooleira, onde atuei por mais de 20 anos. Nosso objetivo é trabalhar junto aos produtores rurais, especialmente os pequenos e médios, apresentando as possibilidades para se chegar a um desenvolvimento sustentável” – acrescentou o secretário.

 

Perfil

Éder Fonzar Granato tem 44 anos, é casado e tem três filhas. Formado em Engenharia Industrial Mecânica pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos, Éder também é graduado em Matemática (Licenciatura Plena) pela Fundação Educacional de Penápolis.

Possui ainda Pós Graduação em Didática do Ensino Superior pela Instituição Toledo de Araçatuba, e Qualidade Total e Agricultura Empresarial, pela Universidade Federal de Lavras/MG, além de Mestrado em Engenharia Industrial Mecânica pela Unesp de Bauru e Gestão e Auditoria Ambiental pela Fundação Universitária Iberoamericana de Florianópolis/SC.

Atualmente atua como docente no curso de Administração e Secretariado executivo da Faculdade Metodista de Birigui, e no curso de Administração da Fundação Educacional de Penápolis. Já ministrou aulas nas universidades Toledo e Unilins e na Faculdade de Tecnologia de Birigui (Fateb) nos cursos de Gestão de Negócios, Gestão Sucro-Alcooleira e Desenho Industrial, respectivamente. Secom – PMP

Parceria pode beneficiar pequenos produtores

 

Na sua primeira reunião de trabalho como Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na manhã de ontem, Éder Fonzer Granato discutiu parcerias do município com o governo do Estado, através do SAI (Sistema Agroindustrial Integrado), desenvolvido conjuntamente por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Sebrae. Participaram da reunião a zootecnista Roberta Junqueira, agente de desenvolvimento do SAI, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

O SAI foi implementado no Estado de São Paulo em 1998, com o objetivo de transformar o pequeno agricultor e pecuarista em empresário rural. Para isso, o produtor rural recebe assessoria gerencial, tecnológica e administrativa em todos os elos da cadeia produtiva, ou seja, desde a compra de insumos e o plantio até a comercialização do produto. A assessoria é feita por técnicos terceirizados pelo Sebrae e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), ligada à Secretaria de Estado da Agricultura.

Na reunião de ontem, Roberta Junqueira explicou que as ações do programa podem resultar na melhoria das condições de vida no campo, aumentando a renda familiar e gerando empregos. “Nossa proposta é reunir os pequenos produtores em grupos de produção, associações ou cooperativas, para que possam conseguir preços melhores na comercialização de seus produtos”, disse.

Para a técnica do SAI, para saber comprar e vender melhor, o agricultor precisa antes saber produzir melhor. “E o programa vem oferecer essa assessoria técnica para que possam otimizar a produção”, adiantou. Na comercialização, a proposta do SAI é concretizar parcerias entre os produtores, inclusive de outras cidades da região, para obter melhores preços.

A proposta de parceria foi bem recebida por Granato. Um primeiro passo seria o levantamento detalhado de todos os pequenos produtores de Penápolis, identificando o que produzem, como produzem e quais as parcerias que já possuem. “A administração municipal está aberta às parcerias que venham fortalecer a agricultura familiar e proporcionar melhores condições aos pequenos produtores rurais”, disse Granato.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade