Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/03/2010

Escolas municipais mobilizam a comunidade contra a dengue

Conscientizar as pessoas sobre os cuidados para impedir a proliferação do mosquito da dengue ainda é o melhor caminho para combater essa doença. Por conta disso, as escolas municipais, desde o Ensino Infantil ao Fundamental, estão intensificando os trabalhos com seus alunos, fazendo com que a criança leve para sua família e para todo o bairro, as informações necessárias ao combate à dengue. De acordo com o Serviço de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, até a tarde de segunda-feira, 29, o município já tinha 255 casos confirmados da doença. “Ainda não é considerado uma epidemia, mas já estamos bem perto disso. Por esse motivo é muito importante o envolvimento das escolas, entidades, empresas e de todos os munícipes”, orientou Lucimari Domingues Oliveira, encarregada do serviço de Vigilância Epidemiológica. Um dos exemplos foi o trabalho desenvolvido com os alunos do CEU “Profª. Harume Kubota da Silva”, que através de passeata, portando cartazes ilustrativos e entregando panfletos confeccionados pelos alunos aos moradores, eles alertavam  sobre os perigos da doença. A caminhada percorreu as ruas dos bairros próximos à escola, Jardim do Lago e Cidade Jardim, conclamando os moradores a tomarem medidas contra a dengue, orientando sobre a eliminação de criadouros do mosquito. Além disso, reforçando os estudos já realizados em sala de aula pelas professoras, os alunos assistiram uma peça teatral com a participação dos monitores Eduardo Manzano Sorroche e Danieli Elias Richart, enfocando as causas, consequências e ações preventivas no combate a doença. A direção e coordenação da escola consideram de suma importância a mobilização da comunidade estudantil, pois as crianças atuam como multiplicadoras das informações, tornando-se futuramente adultos conscientes para melhorar a qualidade do município.

Jardim Brasília
Outra unidade que também envolveu alunos e comunidade na luta contra a dengue foi a Emei Integral Jardim Brasília, que durante toda a semana passada, realizou atividades de conscientização e prevenção da doença. Com o envolvimento de todas as professoras, educadoras e coordenação, os alunos fizeram diversas atividades em sala de aula como cartazes, confecção de livros, dobraduras, quebra-cabeça do mosquito da dengue, dentre outros trabalhos. Também convidaram a encarregada da Vigilância Epidemiológica Lucimari Oliveira para falar sobre os riscos da doença. O encerramento do projeto foi feito com uma passeata pelas ruas do bairro com  cartazes e também pedágio nas proximidades da Emei, com a entrega de panfletos e folhetos explicativos aos motoristas. Para essas atividades, a escola contou com a parceria do Serviço de Vigilância e Polícia Militar. Segundo informou Lucimari Oliveira, a Vigilância tem recebido grande quantidade de pedido de escolas públicas e particulares e empresas para ministrar palestra sobre o assunto, o que demonstra grande preocupação da comunidade com uma nova epidemia.
“Gostaria de parabenizar todas essas instituições que estão desenvolvendo um excelente trabalho e colocar o Serviço de Vigilância à disposição para novos eventos. A dengue só será combatida com a participação de todos”, concluiu. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade