Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/07/2010

Escolas Municipais atingem índices acima da média no Ideb

Detalhes Notícia

Ao avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Penápolis, o Secretário Municipal de Educação, professor Cledivaldo Donzelli, demonstrou satisfação com os resultados obtidos pelas escolas municipais, que inclusive superaram metas que deveriam ser atingidas somente em 2011. O exemplo está em uma escola que deveria ter índice 5.8 em 2009 mas atingiu 6.8, tendo inclusive superado o de 2011 que era de 6.2.
Esse índice, criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, reúne num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos pelo município no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Saeb e na Prova Brasil.

Índices
Em Penápolis, as 10 escolas municipais que superaram os índices foram avaliadas em 2009, sendo que algumas delas superaram até  as metas projetadas para 2011, graças aos investimentos que o município tem feito, ao longo dos últimos anos, na educação, agregando material didático, equipamentos e formação/capacitação dos professores da rede municipal. As duas escolas estaduais de educação infantil também superam as metas exigidas.
O Secretário Cledivaldo Donzelli atribuiu esse rendimento também ao projeto de escola em período integral que atinge cerca de 1.300 crianças, ou seja 50% da clientela atendida no município.
“Como a rede tem 2.570 crianças, a estrutura das CMEIS só consegue receber metade disso. Mesmo assim, os índices são favoráveis e nos dão uma visão de que estamos no caminho certo”, disse o secretário, informando que a construção de novos CMEIS deverá superar o índice de hoje, que é de 50%.
Outra observação está relacionada ao projeto Conexão do Saber, convênio assinado com a Unicamp que oferece apoio tecnológico (informática) com software desenvolvido por professores e aplicado nas escolas atendidas. “São centenas de programas que recebemos da Unicamp, inclusive de outras escolas, que nos dão condições de aplicabilidade no dia a dia do aluno atendido na rede”, disse Cledivaldo, reforçando que ainda existem metas a serem atingidas em algumas regiões da cidade. “Sabemos que precisamos melhorar, mas os índices conquistados no momento nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”, finalizou.

Secom – PMP

Foto: Alunos da rede municipal superaram metas que deveriam ser atingidas somente em 2011

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade