Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/03/2013

Escolas Elza Nadai e Mário Sabino vão atender em período integral

Divulgação
Detalhes Notícia
Emef Elza Nadai foi contemplada com o Programa Mais Educação do Governo Federal e atenderá os alunos em período integral ainda em 2013

O prefeito Célio de Oliveira anunciou nos últimos dias que duas escolas municipais de Ensino Fundamental passarão a atender os alunos em período integral de ensino: a Emef Elza Nadai Silvino, no Jardim Pevi e a Emef Dr. Mário Sabino, no Jardim Tóquio. Embora as duas unidades terão atendimento em período integral, cada uma terá um sistema diferenciado das atividades no contra-turno.
Isso se deve porque a Emef Elza Nadai foi contemplada pelo Programa “Mais Educação”, do Governo Federal, e deverá seguir as diretrizes de funcionamento desse programa, ampliando o atendimento na unidade em período integral, ainda neste ano de 2013.
Já a Emef Mário Sabino passará a atender em período integral no início do ano letivo de 2014, porém, seguindo o modelo das outras escolas da rede municipal. A ampliação da jornada escolar nesta unidade, é uma proposta da Secretaria Municipal de Educação, com utilização de recursos próprios.
Segundo explicou o secretário de Educação, José Carlos Pansonato Alves, o Zeca, inicialmente só a Emef Dr. Mário Sabino seria transformada em período integral, seguindo os padrões das outras escolas do município. Porém, a contemplação da Emef Elza Nadai com o Programa Mais Educação, possibilitou que essa escola também passe a atender os alunos em período integral, ainda este ano.

Elza Nadai
Ao aderir ao Programa Mais Educação, a Emef Elza Nadai Silvino receberá recursos diretamente do governo federal, para cada aluno atendido em período integral. Os recursos são para compra de materiais de consumo e contratação de monitores que deverão trabalhar nas oficinas específicas do contra-turno.
As áreas sugeridas para oficinas são: (reforço), educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura em artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo da natureza e educação econômica. A escola deverá escolher de três a quatro áreas de oficina, além do acompanhamento pedagógico que é obrigatório.
Como a escola não receberá recursos do governo federal para ampliação do prédio, os alunos atendidos em período integral, passarão a fazer as atividades do contra-turno no Cmei Planalto, antigo barracão comunitário. “Inicialmente as oficinas serão realizadas no Cmei Planalto, pois o local já possui toda a estrutura física para essas atividades, como salas, quadra esportiva e piscina. Depois, a intenção é que os alunos também desfrutem de outros espaços, como a Praça do PEC que ainda está em construção”, explicou o secretário Zeca Pansonato.

Mário Sabino
Com relação à Emef Dr. Mário Sabino, no Jardim Tóquio, a Secretaria de Educação fará todo o investimento necessário nas obras de reforma e ampliação do prédio e também na contratação de profissionais que vão atender os alunos nas atividades do contra-turno.
Atualmente a Emef Dr. Mário Sabino atende 130 alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, mas com a ampliação, a expectativa é de atender 200 alunos em período integral.  
Os estudos para a ampliação do prédio já foram iniciados pela equipe da Secretaria de Educação, visando um melhor atendimento aos alunos. O secretário de Obras, Reinaldo Morás, que também é arquiteto, visitou recentemente a unidade para verificar as possibilidades de ampliação. O Conselho Municipal de Educação também irá visitar a escola no dia 21 de março, para discutir a melhor estrutura do prédio que seja adequada para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.
A previsão é que as obras de ampliação da Emef Dr. Mário Sabino comecem e terminem este ano, para que no início do ano letivo de 2014, o atendimento passe a ser em período integral.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade