Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/04/2018

Escolas: Campanha contra hanseníase e verminoses começa dia 9

Atendendo determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis inicia na próxima segunda-feira (09) a Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses nas escolas públicas. Em algumas regiões endêmicas, a campanha nacional também abrangerá outras doenças, como tracoma e esquistossomose. A ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental. 
Conforme explicou o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, o objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar as crianças e familiares a se protegerem dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. 
“Durante a campanha, será realizada uma busca ativa de casos novos de hanseníase, além da profilaxia para as geo-helmintíases, que são doenças causadas por vermes”, revelou o enfermeiro. “A realização da campanha integrada no ambiente escolar tem se mostrado uma estratégia eficiente”, acrescentou.
Ele informou ainda que a meta de cobertura na cidade é de aproximadamente 4.900 crianças nesta faixa etária.

Como será
A estratégia de busca dos casos de hanseníase nos escolares é baseada na busca ativa de casos e, consequentemente, na família. Isso se dará por meio da utilização do método do espelho. Ele ocorre com o preenchimento da ficha de autoimagem, para identificação do aluno que apresentar sinais e sintomas sugestivos de hanseníase. 
“Essa ficha será distribuída às crianças, preenchida pelos pais ou responsáveis, e depois devolvida para a escola. Os pais devem fazer uma observação completa no corpo da criança, e caso existam manchas, é necessário marcar a localização delas na figura do corpo existente na ficha” detalhou Alexandre.
Quando a ficha for devolvida pela família à escola, a equipe da unidade vai fazer uma análise e encaminhar os alunos com sinais e sintomas sugestivos da doença para consulta médica na Unidade de Saúde de referência. Na confirmação do diagnóstico será oferecido tratamento com medicamentos gratuitamente pela rede pública.
Com relação às geo-helmintíases, ou popularmente doenças causadas por vermes, os alunos levarão para casa uma ficha de autorização, que deverá ser preenchida pelos pais e devolvida à escola, para que nas próprias unidades os estudantes recebam a medicação gratuitamente.

Colaboração
“Precisamos que as famílias colaborem e sejam nossas parceiras nesta importante ação preventiva. É fundamental que os pais autorizem a Secretaria de Saúde a ministrar o medicamento para evitar os vermes que causam problemas à saúde das crianças, assim como efetuem com atenção o exame corporal para detectar manchas sugestivas de hanseníase”, pediu o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Municipal.

As Doenças
A Hanseníase é uma doença infecciosa causada por bactéria que atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo. Os sintomas são dormência nos pés, manchas ou placas esbranquiçadas/ avermelhadas/amarronzadas na pele. Também há ocorrência de caroços avermelhados ou castanhos, e áreas do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade à dor, ao calor e ao tato. 
A transmissão acontece pelo contato próximo e prolongado com pessoas doentes sem tratamento, através do ar. A doença tem cura, e o tratamento é gratuito, disponível em todas as unidades de saúde numa combinação de medicamentos. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil é o tratamento.
Com relação às verminoses, tratam-se de infecções provocadas por parasitas que se instalam no interior do corpo de adultos e crianças. Os sintomas são perda de peso, dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, barriga inchada e sangramentos intestinais. As crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem. A transmissão é feita pela ingestão de água e alimentos contaminados ou por pequenos ferimentos na pele. O tratamento com medicamentos é gratuito pelo SUS e varia de acordo com o tipo de parasita e verminose.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade